COVID 19 no extremo sul da Bahia: emergência do conceito de necropolítica e implicações educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a53946

Palavras-chave:

Covid 19, Extremo Sul da Bahia, educação, necropolítica

Resumo

Este artigo é parte das análises desenvolvidas em rodas de conversas sobre disseminação da Covid-19, nos territórios do estado da Bahia, junto a grupos de pesquisadores e instituições, especialmente universidades, durante os anos de 2020-21, para compreender algumas dinâmicas que envolvem a pandemia e suas implicações na educação e na região. As análises efetuadas demandaram uma caracterização da cidade e da região em tela, exames de documentos públicos e de notícias recentes, articulados as ideias e teorias de autores como Henri Acselard, Valter Mignolo, Achille Mbembe entre outros que fazem referências aos processos de colonialidade, guerra colonial, necropolitica e necropoder. O estudo mostra que as desigualdades raciais e sociais foram intensificadas pela pandemia de covid-19 e a população negra teve um número maior de mortes no ano passado no Brasil. A pandemia demonstrou que algumas vidas são mais preservadas que outras, sobretudo aqueles situados no interior das camadas subalternizadas. Observa-se possível investimento em vacinação em massa da população, considerando os critérios de raça, sexo, idade e condições sociais educação, assim como em pesquisas e estudos como forma de contribuir na compreensão da COVID-19 e elaboração de estratégias de enfrentamento adequadas e específicas à realidade do município e do país.

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Biografia do Autor

Lucia de Fatima Oliveira de Jesus, Universidade do Estado da Bahia

Professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Ensino de Relações Étnico Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER/UFSB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (1989), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Pós-doutoramento em História da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/PT. Minhas pesquisas dizem respeito aos temas: Estudos qualitativos em educação; História de vida; Educação comparada; Relações raciais; sala de aula e herança cultural.

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Oliveira de Jesus, L. de F. (2022). COVID 19 no extremo sul da Bahia: emergência do conceito de necropolítica e implicações educacionais. Ensino, Saude E Ambiente, 14(3), 947-960. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a53946

Edição

Seção

Artigos