DESENHO ANIMADO: RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

MARIANE DE PAULA GOMES, MÔNICA TEIXEIRA DA COSTA MACHADO, ANA CLAUDIA TAVARES DA SILVA MANHÃES, TAÍS DE SOUZA SANTOS, ROSANA RAVAGLIA

Resumo


Este artigo tem como objeto de estudo a produção de conhecimento sobre a utilização de desenhos animados como recurso pedagógico no processo ensinoaprendizagem
sobre o tema educação ambiental. Objetivando: identificar o que tem sido publicado nos artigos científicos em relação à influência dos desenhos animados no processo ensino-aprendizagem e propor a utilização deste como recurso pedagógico na prática educacional em sala de aula. Para trabalhar este tema, foram selecionados os desenhos: Capitão Planeta e Peixonauta. Foi sugerida a organização de um roteiro em forma de debate, focando atuação dos personagens em suas histórias, aplicando os conceitos a realidade de cada um. Pretendeu-se que o público infanto-juvenil pudesse explorar e multiplicar o conhecimento adquirido relacionando educação ambiental com o meio social em que habita, praticando assim ações de cidadania e preservação do meio ambiente; além de indicar aos professores como serem mediadores na construção de conhecimentos e reflexão crítica.
Palavras-chave: Desenho Animado; Processo Ensino- aprendizagem; Recurso Pedagógico; Educação Ambiental.



DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v5i2.63

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