TEORIA DO CAOS NO ENSINO MÉDIO: CAMINHOS PARA INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

RAUL DOS SANTOS NETO, ROSE MARY LATINI

Resumo


O presente trabalho é parte integrante de uma dissertação de mestrado, em andamento, que tem por objetivo avaliar a inserção da Física Moderna no Ensino Médio, a partir da
Teoria do Caos aplicada à problemática ambiental. Neste artigo procuramos compreender como os alunos percebem a questão científico-ambiental. Para tal, fizemos uso da pesquisa qualitativa pelo viés da observação participante. Os sujeitos envolvidos são alunos da segunda série, do Ensino Médio, de uma escola privada na cidade de Petrópolis. Os resultados apontam que os alunos têm dificuldades de ver as limitações
da Ciência, o que traz uma incompreensão do papel da Ciência e atribuem a causa dos problemas ambientais a um homem genérico.

Palavras-chave: Ensino de Física, Teoria do Caos, Física Moderna, Educação Ambiental.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v3i2.112

Apontamentos

  • Não há apontamentos.