EDUCAÇÃO, SAÚDE E VELHICE: ARTICULAÇÕES PREVALENTES EM PERIÓDICOS

LUCIANA FRENANDES PAULINO, WÂNIA RIBEIRO FERNANDES, VERA HELENA FERRAZ DE SIQUEIRA

Resumo


O fenômeno de envelhecimento populacional, percebido também no Brasil, torna necessário e urgente, investimentos em pesquisas e práticas que permitam planejar
estratégias de atendimento a esta demanda, a qual implica toda a sociedade. Este trabalho investiga os modos como a temática velhice vem sendo abordada e articulada
com a educação e a saúde em periódicos científicos que têm a Educação e a Educação em Ciências e Saúde como áreas específicas de investigação, produção e divulgação
acadêmico-científicas. O número reduzido de trabalhos encontrados nos fez refletir sobre questões como a pertinência atribuída a este tema na produção cientifica sobre
Ensino de Ciências e Saúde e a necessidade de identificar quais focos estão sendo privilegiados, quais questões estão ganhando relevância e quais estão sendo silenciadas
nos discursos sobre educação, saúde e velhice.
Palavras-chave: educação; saúde; velhice; produção científica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v3i2.117

Apontamentos

  • Não há apontamentos.