CIÊNCIA COMO HISTÓRIAS DO MUNDO: DILEMAS E DICOTOMIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA PEDAGOGIA

Celso Sánchez, Tiago Ribeiro

Resumo


A partir de experiências investigativas com uma turma da disciplina Ciências NaturaisII, no curso de Pedagogia da UniRio, pretende-se discutir percursos, percalços, dilemase dicotomias presentes na formação do educador para o ensino de ciências. Por que,apesar de toda reflexão e discussão acerca da superação da concepção do ensino deciências como mera transmissão de conhecimentos científicos, é tão difícil para osprofessores em formação pensar formas outras de ensinar Ciências? Através do diálogocom narrativas discentes, intenta-se enfrentar questões propostas por Roseli & Caluzi(2004) acerca dos desafios do ensino de ciências e suas relações com o mundocotidiano, através da reflexão da composição rizomática do conhecimento e da própriaconstrução do conhecimento científico. Assim, faz-se uma reflexão sobre o formaçãodocente tendo em vista a (re)significação do ensino de ciências, enquanto possibilidadepara a (trans)formação de cidadãos críticos e atuantes em um mundo em crise.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v5i1.140

Apontamentos

  • Não há apontamentos.