BUSCANDO ANALOGIAS NO LIVRO DIDÁTICO: USO E ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA-RR

Ricardo Luiz Ramos, Maria Eloisa Farias, Tania Renata Prochnow

Resumo


As escolas estaduais do ensino fundamental de Boa Vista-RR adotam livros didáticos enviados pelo Ministério da Educação que possuem uniformização dos conteúdos para todo Brasil. Este trabalho apresenta uma pesquisa documental analítica, fundamentada no método dedutivo comparativo e observação da prática docente com cinco professores de ciências, no ano letivo de 2009. Trata-se da análise do uso de analogias nos temas de educação em saúde, no livro didático de sétimo ano do ensino fundamental, utilizado pelas escolas. É um trabalho exploratório, que necessita de maior aprofundamento. A análise evidenciou que o livro selecionado não utiliza analogias na abordagem destes temas, porém na sala de aula a estratégia é muito utilizada pelos professores, sendo uma ferramenta valiosa entre conhecimentos diferentes, um conhecido e outro desconhecido, importante na aprendizagem de conceitos difíceis; também é utilizada sob forma inadvertida de conceitos reducionistas, generalizando seu uso na prática docente, embora ausentes no livro analisado.

 Palavras-chave: Analogias. Educaçãoem saúde. Livro didático.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v6i3.150

Apontamentos

  • Não há apontamentos.