Aprendendo com os microrganismos: uma proposta prática

Viviane Louback Gitti, Michele Pereira de Souza, Aline Peçanha Muzy Dias, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda

Resumo


Na educação em ciências, a integração entre teoria e a prática é imprescindível para uma melhor compreensão/construção/assimilação dos conhecimentos, se constituindo como um facilitador da aprendizagem. O mesmo se aplica à microbiologia, área responsável pelo estudo dos microrganismos, onde esta integração possibilita aos discentes compreenderem a importância desses seres para a manutenção da saúde e sua aplicabilidade nas áreas farmacêutica, alimentícia, agrícola, dentre outras. Neste contexto, uma proposta de atividade com materiais alternativos é apresentada de forma que os docentes possam aplicá-la em suas aulas sem a necessidade do uso de um laboratório de ciências, visto que muitas escolas não possuem recursos para a manutenção do mesmo. Os resultados apontam para a possibilidade de trabalhar a microbiologia com estudantes do ensino básico e também com a comunidade em uma perspectiva de pesquisa.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v7i1.215

Apontamentos

  • Não há apontamentos.