Proposta de um jogo de tabuleiro como recurso para a mediação didática do tema aquecimento global no ensino médio

Alexandre Lobato, Elaine Alves, Daniel Medina

Resumo


A abordagem de temas controversos nas aulas de Ciências da Natureza, muitas vezes não corresponde ao esperado pelo professor, devido às dificuldades encontradas na mediação de conteúdos. Além disso, a falta de recursos didáticos colabora para uma realidade onde o desenvolvimento de métodos de ensino seja um grande desafio. A partir deste quadro foi produzido um jogo didático de tabuleiro do tipo “trilha”, que permite ao professor inserir o tema “Aquecimento global” na sala de aula, abordando os conteúdos curriculares pertencentes ao assunto, e as discussões sobre comportamento e consumo, tão importantes para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno. Em sua proposta, o jogo pretende modificar a sala de aula num ambiente capaz de despertar no estudante um novo interesse pela vivência escolar, proporcionada pela compreensão mais ampla sobre a temática ambiental.




DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v7i1.225

Apontamentos

  • Não há apontamentos.