AS POTENCIALIDADES DA UTILIZAÇÃO DE UM BLOG COMO FERRAMENTA PARA ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Claudia Toillier Leotty, Julio Cesar Bresolin Marinho

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar as mídias com suas contribuições para a promoção da saúde na escola, através das aulas de Educação Física. Percebemos que as mídias estão constantemente chamando a atenção, orientando, indicando soluções e trazendo informações. Com isso, percebemos a necessidade de uma constante interação entre os meios tecnológicos midiáticos e as atividades físicas, responsáveis pelo desenvolvimento motor e psicológico do nosso aluno. Na presente pesquisa, de caráter qualitativo, analisamos um blog e suas potencialidades como ferramenta para consultas, estudos, análises e organização das aulas de Educação Física, contribuindo para a promoção da saúde dos adolescentes. A partir das análises realizadas sobre as postagens do blog, compreendemos que esta ferramenta interativa pode servir de apoio para elaboração de aulas mais dinâmicas e significativas. Evidenciamos também, que além de constituir-se como um potente espaço pedagógico, o blog permite: a construção interativa de novos conhecimentos, o compartilhamento de ideias e, a análise crítica do conteúdo das postagens. Através de vídeos, textos, pesquisas, fotos, definições, doenças associadas e suas consequências, bem como alternativas para os problemas enfrentados, postados no blog analisado, acabam por possibilitar o enriquecimento da prática educativa do professor de Educação Física.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v7i3.307

Apontamentos

  • Não há apontamentos.