ABORDAGEM DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA

Sandna Larissa Freitas dos Santos, Cleiton Aquino de Lima, Hérick Hebert da Silva Alves, Karla Bruna Nogueira Torres Barros

Resumo


O presente estudo utiliza como método a revisão narrativa da literatura, a qual apresenta como finalidade reunir e resumir o conhecimento científico já produzido sobre a abordagem de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem em química orgânica. Foram utilizadas as bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE e BVS. Para a busca dos artigos foram utilizadas palavras-chaves em português e inglês selecionados mediante consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme: química orgânica; aprendizagem. Os critérios de inclusão foram: pesquisas que abordassem a influência das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem em química orgânica, publicados em inglês, português ou espanhol; em formato de artigos, revisões, dissertações e teses publicados de 2009 a 2016. Foi visto que a ideia de jogo didático com o propósito de ensinar nomenclatura dos compostos orgânico de forma motivante e divertida e possibilita ao aluno identificar com maior facilidade as funções orgânicas presentes nos compostos, visto por imagens de estruturas caracterizadas e animadas. Além disso, estudos trata da importância do uso da literatura do cordel como facilitador do ensino-aprendizagem da química orgânica introduzida no ensino médio. Ressalta-se que por meio das atividades propostas é possível estimula de maneira significativa o ensino aprendizagem dos discentes, revalidando a importância da aprendizagem lúdica como sendo essencial para o desenvolvimento do conhecimento cientifico.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v9i3.513

Apontamentos

  • Não há apontamentos.