USANDO O TEMA RISCOS QUÍMICOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO

Romulo de Oliveira Pires, Eline Deccache-Maia, Jorge Cardoso Messeder

Resumo


O conteúdo apresentado neste artigo é oriundo de um Trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Química, cujo objetivo foi discutir o tema riscos químicos em ambientes domésticos através da análise da prática de ensino realizada em espaços fora da sala de aula. Na busca de assuntos significativos para a população do entorno do Instituto, foram realizadas palestras em ambientes não formais de ensino tendo como foco riscos químicos, visando reconhecer as lacunas destes saberes, utilizando questionário e conversas realizadas durante as visitas.  Uma das metas do trabalho foi oferecer ao público participante conteúdos necessários para evitar acidentes e de primeiros socorros, tendo como suporte recursos de mídia. Os resultados encontrados demonstraram que existe um grande distanciamento entre os atuais objetivos do Ensino de Química e a conscientização sobre os riscos para saúde causados por situações do cotidiano da população, como é o caso do manuseio dos produtos domissanitários.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v9i3.580

Apontamentos

  • Não há apontamentos.