EDUCAR E CUIDAR: UMA POSSIBILIDADE DE AÇÃO ENTRE FINANÇAS E MEIO AMBIENTE

Luciana Troca Dantas, Bárbara Cristina Mathias Santos, Giseli Capaci Rodrigues, Chang Kuo Rodrigues

Resumo


Este trabalho, realizado pelo Grupo de Pesquisa e Investigação no Ensino de matemática e Ciências, na base do CNPq e validado pela Universidade do Grande Rio, apresenta questões pertinentes a estratégias de ensino de educação financeira nos anos iniciais Ensino Fundamental. Esta investigação defende o entrelaçar entre dois temas: o meio ambiente e situações financeiras. Consequentemente, há a possibilidade de inserir elementos didáticos para a formação cidadã a partir do trabalho na dimensão atitudinal, tal como é preconizada nos documentos oficiais, desde os anos iniciais, de forma a promover uma sociedade mais dinâmica e responsável, com indivíduos preparados e conscientes de seu papel no cuidado com o futuro. Um dos objetivos deste estudo incide em analisar questões pertinentes ao tema, como o consumismo compulsivo, endividamento, sustentabilidade, entre outros. Diante disso, apresentamos uma sequência de ensino para a construção de conceitos de educação financeira e o meio ambiente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa repousa sob os pressupostos da Engenharia Didática, quando as observações diretas representam a leitura das pesquisadoras sobre a situação e sua descrição fundamentada à luz da Teoria das Situações Didáticas.

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DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v10i1.560

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