ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS DISCIPLINAS DE FÍSICO-QUÍMICA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES DE QUÍMICA

Ronaldo Borges, Geraldo Luz Jr

Resumo


Este estudo descreve a aplicação de metodologia experimental alternativa nas disciplinas de Físico-Química I e II do Curso de Química da Universidade Estadual do Piauí, em que os próprios estudantes tiveram que planejar, desenvolver, apresentar e explicar os experimentos na área de convivência da Universidade. O trabalho foi realizado com um total de 57 alunos, 27 da Físico-Química I e 30 da Físico-Química II, com metodologia de cunho qualitativo, na análise técnica de conteúdo por meio da técnica de entrevista. Os alunos foram divididos em seis grupos, tanto da Físico-Química I quanto da Físico-Química II. Os resultados indicaram que a metodologia experimental alternativa permitiu que os alunos tivessem uma melhor reflexão, visualização e correlacionassem melhor os conteúdos teóricos com eventos do cotidiano, proporcionando uma aprendizagem contextualizada e significativa. Além disso, permitiu o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes e fundamentais à atividade docente.

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DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v10i2.646

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