JOGO “REPENSANDO A CIDADE”: INTEGRAÇÃO DE TEMAS SOCIOAMBIENTAIS SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE CTS

Rute da Silva Nunes, Marcos Vinicius Rangel Ferreira, Tatiana Galieta

Resumo


O jogo didático, dentro de uma perspectiva de educação crítica, deve compor uma metodologia de ensino que permita ao aluno ser capaz de compreender os conceitos científicos e, ao mesmo tempo, desenvolver suas diferentes habilidades como a cognição, socialização, motivação e criatividade. Partindo deste pressuposto, foi elaborado um jogo que explora questões relacionadas aos contextos sociais e políticos próximos às realidades culturais de alunos de uma escola pública de modo a suscitar reflexões integradas e críticas relacionadas ao ensino de ciências. Este artigo apresenta um relato sobre o contexto de aplicação do jogo “Repensando a cidade” objetivando a discussão de assuntos relacionados a temas socioambientais e políticos sob a perspectiva do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de modo a contribuir tanto na formação reflexiva dos estudantes como na prática docente dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Os temas abordados no jogo (dinâmica ecológica, poluição, planejamento urbano, saúde, degradação ambiental e reflorestamento) permitiram aos alunos refletirem sobre questões socioambientais diretamente relacionadas às consequências da presença ou ausência de determinadas tecnologias de modo a mobilizarem conhecimentos de diversas naturezas desmistificando, assim, visões naturalizadas e pouco críticas sobre Ciência e Tecnologia.


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DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v11i1.659

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