UMA ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DE ARTIGOS SOBRE RECURSOS AUDIOVISUAIS EM REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM APORTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Nilza Dias Silva, Marcus Vinicius Pereira, Maria Cristina do Amaral Moreira

Resumo


Os recursos audiovisuais compreendem ferramentas que possibilitam compartilhamento e acesso diversificado, podendo assim constituir suportes pedagógicos de amplo alcance na escola e no ensino de ciências. Por isso, este trabalho tem por objetivo fazer uma análise de artigos de divulgação científica em periódicos sobre a temática dos recursos audiovisuais. Foram analisados os artigos da Revista de Manguinhos e Ciência Hoje a partir do enquadre teórico de Bakhtin, e dos conceitos de enunciação e dialogismo distribuídos em quatro categorias: assunto, justificativa, problematização e ausências. Como resultado, inferimos que nas representações discursivas dos artigos a vinculação de recursos audiovisuais com a divulgação científica se dá ainda de forma ambígua e difusa. Diferentes concepções sobre essa vinculação foram encontradas, o que mostra que não há um consenso no discurso, nem uma homogeneidade na maneira como tais recursos são tratados, já que esse tratamento varia na consideração deles como uma ferramenta de informação ou um artefato tecnológico de uso comum que se torna objeto de “curiosidade científica”.


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DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v11i1.672

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