Senso de jogo

Autores

  • Arlei Sander Damo

Resumo

Este artigo é uma versão modificada de um dos capítulos da minha tese de doutorado, denominada ‘Do dom à profissão uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França’. Parto do pressuposto de que existe uma diversidade de formas de praticar e significar o futebol e de que há diferenças importantes entre elas. Explicito, na primeira parte, as quatro matrizes principais do futebol - bricolada, espetacularizada, comunitária e escolar -, e mostro como as ciências sociais reproduziram, até o presente, a visão hegemônica, voltando-se quase que inteiramente para o futebol espetacularizado - agenciado pela mídia e controlado pela FIFA. Na segunda parte desenvolvo argumentos para a compreensão dos jogos como configurações sociais. O objetivo é destacar a importância do significado das técnicas corporais em situações de jogo, condição para o entendimento do sentido em que se desenvolveu a estética do futebol de espetáculo. A expectativa é de que este artigo contribua também para a compreensão da estética esportiva em perspectiva ampliada.

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Biografia do Autor

Arlei Sander Damo

Arlei Sander Damo é Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade de Santa Cruz do Sul. Em 2003 foi pesquisador-estagiário junto ao Institut d'Ethnologie Méditerranéenne et Comparative (IDEMEC), em Aix-en-Provence. É autor de Futebol e Identidade Social (Editora da UFRGS) e co-autor de Fútbol y Cultura (com Ruben Oliven, pela Editora Norma/Buenos Aires).

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Publicado

2021-02-12

Edição

Seção

Artigos