A Transformação do Tênis em fenômeno midiático no Brasil a partir de Guga

Autores

  • Tiago Lisboa Bartholo Universidade Gama Filho
  • Antonio Jorge Soares Universidade Gama Filho/ Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as diferentes estratégias utilizadas pela imprensa para narrar a conquista de quatro títulos na carreira do tenista Gustavo Kuerten (Guga). Para isso realizamos a análise das matérias publicadas no Jornal do Brasil referentes aos títulos do Aberto da França, Roland Garros, nos anos de 1997, 2000 e 2001; e a conquista da Copa do Mundo de Tênis realizada em Lisboa no ano 2000. Concluímos que as reportagens - na cobertura de 1997 - vinculam a imagem deste novo personagem a partir das linguagens já existentes na cultura esportiva nacional, buscam também desconstruir a imagem tradicional do tênis, visto por muitos como um esporte de elite, tornando a figura de Guga a imagem da identificação nacional, a saber é um moleque alegre tal como o povo é.
Palavras-chave tênis; imprensa; Guga

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Lisboa Bartholo, Universidade Gama Filho

Tiago Lisboa Bartholo é mestrando do Programa de pós-graduação em Educação Física da
Universidade Gama Filho. Bolsista do CNPq.

Antonio Jorge Soares, Universidade Gama Filho/ Universidade Federal do Espírito Santo

Antonio Jorge Gonçalves Soares é doutor em Educação Física, professor do Programa de pósgraduação
em Educação Física na Universidade Gama Filho/Universidade Federal do
Espírito Santo no departamento de Educação Física. Bolsista de produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2021-02-12

Edição

Seção

Artigos