A Game of two halves

Football, Television and Globalization

Autores

  • Júlio D’ Angelo Davies

Resumo

O que faz de nós torcedores? Por que esse time e não aquele? O que está em
jogo ao nos considerarmos torcedores de um time de futebol? Buscando responder a
estas questões, Cornel Sandvoss, em seu livro A Game of two halves – Football,
Television and Globalization1, apresenta insights bastante pertinentes acerca da relação
entre torcedores (ou “fãs”, como ele chama) e times de futebol, e avalia o impacto da
incorporação do futebol à programação dos canais de televisão, nessa relação. Ou seja,
em tempos em que o futebol atingiu uma escala global, seja pelo crescimento de
competições internacionais, pelo pay-per-view ou pelas incontáveis contratações de
jogadores estrangeiros (o que é mais característico da Europa do que da América
Latina), os agenciamentos entre torcedor e clube de futebol são, naturalmente, mais
polívocos. Hoje, se dizer torcedor do Manchester United morando no Rio de Janeiro e
sem sequer jamais ter ido à Inglaterra soa perfeitamente normal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-12

Edição

Seção

Resenhas