A paixão pelo futebol e a construção de uma nova identidade

indústria cultural excita, Freud explica

Autores

  • Luciano de Castro Tomazett

Resumo

Numa trajetória ascendente o espetáculo esportivo, em especial o futebol, entra cada vez mais nos espaços sociais, nas casas, escolas, trabalho, influenciando a sociabilidade das pessoas, até mesmo na cor da roupa vestida. Este artigo objetiva compreender as nuances da estrutura comportamental e identitária dos torcedores nos espetáculos de futebol em Goiânia e também analisar como o sistema capitalista se apropria desses conteúdos psicológicos para potencializar o consumo. Para isso, foram realizadas entrevistas com os torcedores das agremiações: Goiás Esporte Clube e Vila Nova Futebol Clube. Em seguida foi feito um confronto entre a teoria freudiana dos grupos psicológicos, a classificação dos tipos de torcedores feita por Heitmeyer e as entrevista colhidas. Finalmente todo esse contexto foi analisado sob a luz da teoria crítica da Escola de Frankfurt, recorrendo mais especificamente à indústria cultural descrita por Theodor Wiesengrund Adorno e Max Horkheimer.
Palavras-chave: torcedor; padrão de sociabilidade; psicanálise e indústria cultural

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-12

Edição

Seção

Artigos