Proteção à marca versus liberdade de expressão?

Discursos emergentes a partir dos megaeventos esportivos no Brasil

Autores

  • Bárbara Schausteck de Almeida

Resumo

: Desde a escolha recente do Brasil como sede para a Copa do Mundo de Futebol
em 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, algumas ações que repercutiram no
universo acadêmico e na mídia especializada nos motivaram a melhor abordar a seguinte
questão: como a busca por patrocinadores dos chamados megaeventos esportivos pode
afetar os usos comerciais e não comerciais de termos e símbolos a eles relacionados? Para
a abordagem dessa problemática, propomos uma pesquisa qualitativa baseada em
discursos do marketing esportivo, documentos oficiais e nas legislações nacionais e
internacionais sobre o tema. Como resultados, indicamos a linha tênue entre os interesses
comerciais e a liberdade de expressão, que pode tanto inviabilizar a produção de
megaeventos quanto restringir a utilização de símbolos e termos presentes na cultura
esportiva internacional.
Palavras-chave: Esporte; Megaeventos; Proteção; Marketing Esportivo.

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Publicado

2021-02-12

Edição

Seção

Artigos