Proteção à marca versus liberdade de expressão?
Discursos emergentes a partir dos megaeventos esportivos no Brasil
Resumo
: Desde a escolha recente do Brasil como sede para a Copa do Mundo de Futebol
em 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, algumas ações que repercutiram no
universo acadêmico e na mídia especializada nos motivaram a melhor abordar a seguinte
questão: como a busca por patrocinadores dos chamados megaeventos esportivos pode
afetar os usos comerciais e não comerciais de termos e símbolos a eles relacionados? Para
a abordagem dessa problemática, propomos uma pesquisa qualitativa baseada em
discursos do marketing esportivo, documentos oficiais e nas legislações nacionais e
internacionais sobre o tema. Como resultados, indicamos a linha tênue entre os interesses
comerciais e a liberdade de expressão, que pode tanto inviabilizar a produção de
megaeventos quanto restringir a utilização de símbolos e termos presentes na cultura
esportiva internacional.
Palavras-chave: Esporte; Megaeventos; Proteção; Marketing Esportivo.