Marketing digital e o futebol brasileiro
um estudo sobre a interação entre clubes e torcida nas mídias sociais
Resumo
Neste artigo, através de pesquisa quantitativa e revisão bibliográfica, buscou-se propor formas
de aumentar a popularidade, a presença e, consequentemente, o faturamento dos clubes de futebol
brasileiros nas mídias e nas redes sociais. Ao longo do trabalho, discute-se como o torcedor-consumidor se
comporta nesse ambiente, bem como que tipo de conteúdo o atrai mais. São apresentadas algumas das
estratégias e ações já adotadas por equipes de futebol nas mídias e redes sociais. Para tanto, foi realizada
pesquisa quantitativa com torcedores que utilizam redes e mídias sociais, a fim de identificar que tipo de
informação ou conteúdo mostra-se mais atraente para esse público. Concluiu-se que os clubes brasileiros
ainda não estão preparados para atender às necessidades do torcedor e não exploram todo o potencial das
redes e mídias sociais, espaço que deve ser usado para ouvir o que o público deseja.
Palavras-chave: Marketing Digital. Futebol. Mídias Sociais. Marketing Esportivo