Mercantilização do futebol e movimentos de resistência dos torcedores

histórico, abordagens e experiências brasileiras

Autores

  • Irlan Simões Santos

Resumo

Dado o novo momento de desenvolvimento da indústria o futebol no Brasil,
inaugurado pelas novas Arenas decorrentes da Copa do Mundo 2014, detectam-se experiências
de movimentos de contestação e resistência impulsionados por torcedores. O objetivo desse
artigo é apresentar um panorama da pesquisa nesse sentido, a partir do resgate histórico da
produção relacionada ao tema, em especial na Inglaterra após a década de 1970, avaliando então
as abordagens mais recentes que nelas se referenciam, nas cinco grandes ligas europeias, já na
década de 2010. Por fim serão expostas quatro experiências brasileiras vivas em 2015: o Povo
do Clube, do Internacional, de Porto Alegre; a Resistência Azul Popular do Cruzeiro, de Belo
Horizonte; a Frente 1899 do Vitória, de Salvador; e o grupo Dissidenti, do Palmeiras, de São
Paulo.
Palavras-chave: futebol, torcida, mercantilização, arena, movimentos

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Publicado

2021-02-12

Edição

Seção

Artigos