Preliminares iconotextuais da Copa de 2014

Marcas da disseminação

Autores

  • Júlia Almeida

Resumo

Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, estamos na iminência de viver de
perto um cenário de tematização do país a partir das questões do futebol, essa grande fonte de
identificação cultural para os brasileiros. Em realização no âmbito do Programa Avançado de
Cultura Contemporânea (PACC-UFRJ), o projeto Discursos e imagens do Brasil na Copa 2014
– cujo objetivo é flagrar no entorno discursivo da Copa no Brasil modos de ver e dizer o país –
toma como corpus de pesquisa a produção textual e imagética disseminada na internet em torno
dos emblemas oficiais da Copa, inicialmente da logomarca, para proceder a uma análise
discursiva dessa produção com base na noção de ethos discursivo. Nossa atenção se coloca entre
a representação oficial – e um ethos de país pretendido pelas instâncias protagonistas (Fifa e
governo) – e a produção contradiscursiva que dissemina em blogs e comentários na internet
desenhos e imagens críticos ao emblema oficial e à imagem do país que pretende instituir.
Seguiremos os rastros de uma teorização contemporânea do nacional (HALL, BHABHA), que
libera as figuras do heterogêneo, da ambivalência e da disseminação para pensar as múltiplas
dimensões das nações contemporâneas, e veremos que o dispositivo discursivo da síntese das
diferenças à unificação, reiteradamente convocado para interpretar o Brasil e seu futebol, tende a
ser desconstruído nessa discursivização na internet em torno da logomarca: o desenho
oficialmente apto a exibir uma nação vitoriosa deriva numa flutuação contradiscursiva que
expõe, ao contrário, as diferenças, contradições, impropriedades que a escolha da imagem, que o
processo de realização da Copa no Brasil e que o próprio país encerram.
Palavras-chave: Copa Fifa 2014; emblemas; ethos; Brasil.

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Publicado

2021-03-15

Edição

Seção

Artigos