DESIGUALDADE SOCIAL, DIFICULDADES E EXPECTATIVAS DE JOGADORES DA CATEGORIA DE BASE COM O FUTEBOL PROFISSIONAL

Autores

Resumo

Neste estudo analisaram-se as dificuldades e expectativas de jovens atletas no processo de afirmação na carreira de jogadores profissionais de futebol, em consonância com a desigualdade social instaurada no contexto brasileiro. A pesquisa de natureza qualitativa, crítico-descritiva, foi realizada em clube profissional do estado de São Paulo. Um questionário foi aplicado em 32 adolescentes das categorias sub-11, sub-13 e sub-15. Posteriormente, entrevistas semiestruturadas foram realizadas cotm 12 adolescentes. Parcela expressiva dos participantes (78,10%) está vinculada aos estratos sociais inferiores. Com relação às expectativas que os motivam a buscar a profissionalização, identificou-se ênfase na dimensão financeira, diante da possibilidade de garantirem melhor condição social e econômica aos familiares.
Palavras-chave: Futebol; Expectativas; Desigualdade Social; Profissionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Sarat Oliveira Araujo, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/Bacharel pelo curso de Educação Física

Bacharel em Educação Física pela Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, São Paulo, Brasil.

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Regional do Vale do Ivaí (CRV)/Departamento de Ciências do Movimento Humano (DMO); Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Docente do Departamento de Ciências do Movimento Humano – DMO e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Paraná, Brasil.

Patricia Regina Piovezan, Instituto Federal Goiano - IFG, Campus de Morrinhos, Goiás, Brasil / Professora do Ensino Superior

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Marília, São Paulo, Brasil. Realizou Pós-doutoramento em Educação pela Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, São Paulo, Brasil. Fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Atualmente é  Professora do Instituto Federal Goiano - IFG, Campus de Morrinhos, Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos