Rodas, corpo e silenciamentos: Uma análise dos discursos na mídia sobre a dança em cadeira de rodas.

Autores

  • José Guilherme de Andrade Almeida Universidade Federal Fluminense
  • Eliana Ferreira UFJF

Resumo

Com caráter exploratório-descritivo, esta pesquisa tem por objetivo elucidar o processo de produção de sentidos nos discursos postos em circulação pela mídia impressa sobre a dança em cadeira de rodas. Foram analisadas cinco reportagens a partir dos pressupostos da Análise de Discurso Francesa, com os quais identificamos a tensão característica dos processos de mudança social e de sentido sobre o termo “inclusão”. Por um lado, há sentidos de valorização e equidade que filiam esta inclusão ao paradigma inclusivista, especialmente quando a dança em cadeira de rodas está inserida em espaços direcionados ao público em geral. Contudo, a deficiência aparece como tema de valor, sendo explorada pela mídia em detrimento da pessoa que a possui, o que mobiliza relevantes filiações ao paradigma integracionista. A valorização da diferença apaga a pessoa e produz o silenciamento da dança, do corpo, do artista e de possíveis equidades, promovendo a manutenção de sentidos depreciativos e uma singular distinção onde parece mais conveniente incluir a deficiência do que a pessoa que a possui. Diante desta realidade, se faz necessário investir em ações educativas na sociedade a fim de refutar e reformular tais sentidos depreciativos, ao mesmo tempo em que se desenvolvem condições materiais para subsidiar uma inclusão completa, da pessoa e de suas características.

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Biografia do Autor

Eliana Ferreira, UFJF

Possuí Pós-doutorado em Avaliação Educacional do Ensino pela Universidade Nacional do Ensino a distância - UNED-Espanha (2012), financiado pela Fundacion Carolina; Pós-doutorado em Linguística com ênfase em Análise de discurso pela UNICAMP (2008). Doutorado e mestrado em Educação Física pela UNICAMP (2003, 1998) ? (O título de doutorado brasileiro foi também reconhecido e homologado pelo Ministério de Educação da Espanha, sob o número 91.398.6031-2013). Especialização em Construtivismo pela UFU (1994); Aperfeiçoamento em Educação Física Adaptada pela UFU (1993), e em Música pelo Conservatório Estadual de Uberlândia. Licenciatura em Educação Física pela UFU (1992). Em 2010, foi Presidente da Comissão para Estudos da Viabilidade de Implantação do Curso de Licenciatura em Educação Física. É Professora Efetiva Titular do Depto. de Fundamentos da Faculdade de Educação Física (UFJF), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - FACED/UFJF e professora colaboradora do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI/UNESP. Enquanto Gestora Pública na UFJF assumiu cargos de Chefe de Departamento, Coordenação e vice - coordenação de Cursos Presencial e a Distância da Graduação e da Pós-graduação; Coordenadora Acadêmica e Coordenadora Adjunta do CEAD; Coordenadora Adjunta da UAB Coordenadora de Acessibilidade. No Ministério de Educação foi Coordenadora-Geral da Política Pedagógica da Educação Especial na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC. Atualmente é professora Líder do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância - NGIME/UFJF; Presidente da Asociación Latinoamaricana de Ciências del Deporte, Educación Física y Danza (ALCIDED); e filiada junto a International Association of Physical Education and Sport for Girls and Women (IAPESGW) e da América latina da International Council of Sport Science and Phisycal Education (ICSSPE) e representante regional da América do Sul da International Society for Comparative Physical Education and Sport - ISCPES. Atualmente é consultora da UNESCO para o Ministério de Educação - Projeto de Cooperação Técnica Internacional entre MEC/UNESCO 914BRZ1074/2021

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Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

Artigos