“Lugar de mulher é onde ela quiser”: futebol feminino e (in)visibilidades das mulheres no cenário brasileiro

Autores

  • Cássia Cristina Furlan Universidade Federal da Grande Dourados
  • Mayara Teodoro de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O futebol de mulheres tem crescido no Brasil, mas ainda existem lacunas a serem exploradas principalmente no que diz respeito aos marcadores sociais quando ligados ao gênero na constituição dessa prática. Assim, visando estimular a reflexão sobre essa modalidade no contexto nacional e proporcionando espaços de visibilidade e empoderamento das mulheres no ambiente esportivo, esse estudo objetivou analisar as perspectivas e dificuldades enfrentadas pelo futebol feminino em âmbito nacional e refletir sobre a percepção das mulheres acerca do aumento da participação e dos espaços para a prática esportiva da modalidade feminina. Para seu desenvolvimento foi elaborado um questionário e realizada pesquisa com o intuito de coletar informações referentes a visão de mulheres que praticam futebol quanto a sua jornada enquanto jogadoras dessa modalidade esportiva. Contou-se com uma população formada por mulheres que praticam futebol em cinco regiões brasileiras, região norte, nordeste, centro oeste, sudeste e região sul. A amostra é composta por 171 mulheres, sendo 170 do mulheres cisgênero e uma transgênero, com idades entre 11 (onze) e 59 (cinquenta e nove) anos.  Conclui-se que até os dias atuais a falta de incentivo e o preconceito têm sido determinantes na trajetória das mulheres praticantes de futebol, quer seja ela realizada em clubes, escolas ou áreas de lazer.

Palavras-chave: futebol; mulheres; preconceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Cristina Furlan, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e Pedagogia pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (2016). Especialista em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - CP (2011). Mestrado em Educação (2013) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD (Graduação em Educação Física - Faculdade de Educação). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Cultura(s) - EDUCA. Possui experiências na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, gênero, sexualidade e suas interseccionalidades; infância, culturas infantis, jogos e brincadeiras; prática pedagógica e formação docente.

Mayara Teodoro de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduanda em Educação Física pela Universidade Federal da Grande Dourados, turma 2020.1. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados (2009), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: production management, ensino aprendizagem, administração da produção, sistema de produção e categorias de análise.

Downloads

Publicado

2023-06-29 — Atualizado em 2023-06-30

Versões

Edição

Seção

Artigos