A configuração do esporte contemporâneo a partir de uma etnografia no MMA

Autores

Resumo

As artes marciais mistas (MMA) são um esporte criado e modificado em associação com a mídia, cujo principal expoente são os eventos do UFC. Esse trabalho tem o objetivo de compreender ‘por dentro’ os elementos simbólicos envolvidos no MMA e apresentar uma relação configuracional, entendendo as imbricações adjacentes à relação de dependência funcional entre os elementos para discussão do esporte contemporâneo. A metodologia, etnográfica, utilizou a observação participante em uma academia de MMA, em eventos de luta e no programa TUF Brasil, diários de campo e entrevistas. A análise do reality show mostrou estratégias de esportivização, dramas pessoais/familiares e o processo de ‘humanização’ do lutador Na academia, as relações entre o ‘mestre’ e os ‘irmãos de treino’ foram sustentadas por laços afetivos e um conjunto de etiquetas, onde destacam-se os diferentes usos e sentidos atribuídos à violência. Por fim, ao observar o ‘dono do evento’, o espetáculo acima da vitória e a violência como espetáculo, indicou-se a importância de um alargamento do conceito de esporte para compreender o MMA. Esse estudo advoga que outro processo está em curso com a entrada da mídia e do espetáculo na configuração esportiva, provavelmente uma segunda esportivização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Py Mariante Neto, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS

Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). 

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC), Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professor do Departamento de Expressão e Movimento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2023-12-29 — Atualizado em 2024-01-04

Versões