Padrão tecnoestético como barreira à entrada. Limitações na transmissão do Campeonato Alagoano de futebol masculino de 2023

Limitations in broadcasting the 2023 Alagoan men's football championship

Autores

  • Anderson David Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0001-7178-5923
  • Matheus Inácio Soares Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Viviane Silva de Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Carla Carolina da Silva Malta Instituto Federal de Alagoas

Resumo

O desenvolvimento desigual do futebol no território brasileiro se deu com a reprodução dos campos hegemônicos político-econômicos, com maior visibilidade e investimentos para Rio de Janeiro e São Paulo. Alagoas é sintoma disso, com transmissão audiovisual de toda o campeonato estadual apenas a partir de 2007. Nesse cenário, construiu-se pesquisa com recorte de 2008 até 2023 para entender a importância simbólica e econômica da transmissão do torneio local. Aqui, apresenta-se um recorte, a análise da exibição do Campeonato Alagoano de futebol masculino de 2023. Trata-se de pesquisa sob o método dedutivo, que tem análise qualiquantitativa a partir da Economia Política da Comunicação. Analisa-se os elementos do padrão tecnoestético reproduzidos pela transmissão audiovisual, ao mesmo tempo em que se verifica elementos de estímulo à identidade local nos elementos estéticos e nas narrações. Além de, a partir da opinião de torcedores de clubes locais, saber como a transmissão foi avaliada quanto aos seguintes aspectos: narração; qualidade de imagens; valorização dos clubes locais; e reportagem de campo. Percebe-se no caso de um torneio periférico os efeitos da falta de uma melhor estrutura de transmissão para gerar uma identidade maior deste enquanto programa midiático, algo que reflete as barreiras estético-produtivas estabelecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson David Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Unidade Educacional Santana do Ipanema da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), professor colaborador do Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), diretor de Relações Internacionais da Socicom (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação) e coordenador do Grupo de Trabalho de Economia Política das Comunicações da ALAIC (Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação). Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (Cepcom/UFAL) e pesquisador da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme).

Matheus Inácio Soares Silva, Universidade Federal de Alagoas

Estudante da graduação em Ciências Contábeis da Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus Sertão da UFAL. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), edital Pibic-UFAL 2022/2023, no projeto "A importância da transmissão  audiovisual do Campeonato Alagoano de futebol masculino (2007-2023) – padrões tecnoestéticos e incentivo ao torcer a times locais".

Viviane Silva de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Estudante da graduação em Ciências Contábeis da Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus Sertão da UFAL. Bolsista de Iniciação Científica (IC) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), edital Pibic-UFAL 2023/2024, do projeto "Estruturação, mercantilização e espacialização nos primeiros 10 anos da fase contemporânea da Copa do Nordeste (2013-2022)". Foi bolsista de IC do CNPq, edital Pibic-UFAL 2022/2023, do projeto "A importância da transmissão audiovisual do Campeonato Alagoano de futebol masculino (2007-2023): padrões tecnoestéticos e incentivo ao torcer a times locais".

Carla Carolina da Silva Malta, Instituto Federal de Alagoas

Professora do campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Mestra em Estudos Literários pela
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e graduada em Letras com habilitação em Português/Literatura pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2024-06-29

Edição

Seção

Dossiê