As Artes Marciais Mistas como tema da produção de conhecimento na Educação Física e Humanidades

Autores

Resumo

Trata-se de um estudo que abordou a produção de conhecimento sobre as Artes Marciais Mistas (MMA) em periódicos científicos da Educação Física e Humanidades. Assim, teve como objetivo geral: investigar o lugar do MMA na produção de conhecimento da Educação Física e Humanidades. Após a busca nos sites das revistas, foram selecionados vinte e um artigos. Com auxílio da técnica da análise de conteúdo, elaboramos três categorias explicativas do material selecionado, que são: 1) MMA Construindo um espetáculo; 2) MMA e Mulheres atletas; 3) MMA, performance e o ethos do guerreiro. A pesquisa indica a carência da produção de conhecimento sobre MMA nas regiões Centro-Oeste e Norte. Em termos gerais, os estudos consultados são influenciados sobretudo pelo campo da Sociologia do Esporte. Além disso, existem poucos apontamentos sobre o tratamento do MMA no âmbito da Educação Física escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar da Silva Cardoso, Universidade Federal do Pará

Estudante de graduação do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC-UFPA). Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CÂE-UFPA). Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Renan Santos Furtado, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2022. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Professor DIII-1 da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA), atuando na Vice liderança do grupo e na linha de pesquisa de "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando como Revisor de trabalhos acadêmicos para eventos nacionais da entidade e como membro da Coordenação e Comitê Científico do GTT de Epistemologia desde 2021. Membro do Coletivo Luta Marajoara. Atua como Revisor/Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais das áreas da Educação, Interdisciplinar e Educação Física, tais como: Arquivos em Movimento (UFRJ), Educación Física y Deporte (EFYD), Conexões (UNICAMP), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (UNB), Corpoconsciência (UFMT), Cadernos de Formação RBCE (CBCE), Interfaces da Educação (UEMS), Debates em Educação (UFAL), ETD - Educação Temática Digital (UNICAMP), Linhas Críticas (UNB), Retratos da Escola (CNTE), Ensino, Educação e Ciências Humanas (KROTON Educacional), Revista de Educação Popular (UFU), Retos (FEADEF), Revista Cocar (UEPA), Pro-Posições (UNICAMP), Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (INEP) e Revista Pesquisa Qualitativa (PUC/São Paulo). Coordena e colabora em projetos de pesquisa, de extensão e desenvolve práticas de formação, orientações e estudos na área da Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: Educação Física Escolar; Corpo e Práticas Corporais e Questões Epistemológicas da Educação Física.

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990), Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e Graduação Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2022); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; atuou como formador de agentes sociais do programa PELC do Governo Federal, por 14 anos. É Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (REBEFE/USP), Revisor da Revista Brasileira de Educação (RBE). É Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; Estudos políticos e Estudos culturais em Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Educação; Formação de Professores, Trabalho docente e Teorias Educacionais; Metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais. Gestão social 

Downloads

Publicado

2024-12-30 — Atualizado em 2024-12-30

Versões

Edição

Seção

Artigos