Reflexões sobre as construções de masculinidades no campo das lutas, artes marciais e esportes de combate

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Resumo

O campo das praticas corporais de combate possui signos e representações peculiares que, engendrados nas dinâmicas socioculturais, determinam e demarcam certas relações de gênero. Historicamente, as representações da masculinidade hegemônica, que creditam aos homens características particulares (agressividade, virilidade etc.), têm prevalecido nas dinâmicas desse campo. A heteronormatividade também se faz presente, demonstrando como as relações de poder ocupam os espaços sociais e buscam estabelecer as suas reservas. A partir dessas problemáticas, e amparado por uma revisão sistemática da literatura, o artigo busca compreender as particularidades das construções de masculinidade no campo das lutas, artes marciais e esportes de combate. Apesar de, em rigor, a masculinidade hegemônica ser determinante nesse campo, novas configurações sociais têm concorrido para, em alguma medida, (res)significar a ideia do ser homem.

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Biografia do Autor

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF/PE)

É mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É Licenciado e Bacharel em Educação física. Possui Especialização Metodologia do Ensino de Educação Física e especialização em Docência do Ensino Superior. É professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE). Foi Secretário de esporte da Secretaria Municipal de Desporto de Campos Sales-CE. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE/UECE), do Grupo de Estudo em Sociologia do Esporte (GESOE/ULBRA) e do Grupo de Estudos Sociais em Educação Física, Esporte e Lazer (GESOE/UFRGS). Realiza pesquisas sobre a Educação Física escolar e sobre os aspectos pedagógicos e socioculturais das práticas corporais e da Educação Física

Leandro Teofilo de Brito, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui formação em Licenciatura em Educação Física e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Professor Adjunto da UFRJ; coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Corpo, Gênero, Sexualidade e Diferença (LACGESED), vinculado à Escola de Educação Física e Desportos (EEFD-UFRJ), e o Grupo de Estudos sobre Masculinidades e Educação (GEMasc), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFRJ). Pesquisador das temáticas gênero e sexualidade, com focalização nos estudos sobre homens e masculinidades

Alvaro Rego Millen Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Concluiu o Doutorado em Educação Física na Universidade Gama Filho, em 2013. Atualmente é Professor Adjunto do Colegiado Acadêmico de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf (ministra as disciplinas Didática e Currículo), professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Univasf (ministra as disciplinas Políticas Curriculares para a Educação Física e Análise de Dados Qualitativos) e é um dos líderes do Grupo de Estudos sobre Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR). 

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Publicado

2024-12-30

Edição

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Artigos