“A sociedade sempre descobre antes da gente”. Produção de significados sobre as aulas de educação física no período escolar a partir da experiência de homens homossexuais millennials
Resumo
Este estudo teve como objetivo discutir os significados produzidos pelas experiências de 10 homens homossexuais com as aulas de educação física no período escolar. Para isso, foram entrevistados 10 homens homossexuais com idade entre 31 e 38 anos de Porto Alegre e região metropolitana. Os dados produzidos pelas entrevistas foram analisados por meio da Análise Temática e um recorte foi feito a partir dos conceitos de gênero e sexualidade. O que resultou em duas categorias nomeadas: Conflitos de gênero e sexualidade nas aulas de educação física e Homofobia e situações de violência na educação física. Este estudo revelou que as aulas de educação física durante o ensino fundamental e médio produziram e foram permeadas por desigualdades de gênero e sexualidade, refletindo e reproduzindo normas sociais que privilegiam determinadas masculinidades. A educação física para os interlocutores da pesquisa, se materializou como um espaço de múltiplas formas de violência. O futebol produziu discursividades negativas, principalmente por ser entendido como uma prática cisheteronormativa que reproduz modos de ser e estar em relação às masculinidades, o que limitou as possibilidades dos interlocutores com as experiências corporais nas aulas. Isso mostra a necessidade urgente de repensar as práticas pedagógicas nas aulas de educação física para que as vivências sejam mais inclusivas e múltiplas.