Instituto Incluir: a formação no esporte do projeto Brasil Diversidade
Resumo
Este artigo tem por objetivo central apresentar uma reflexão sobre o projeto Brasil Diversidade no aspecto formativo e inclusivo através do esporte do Instituto Incluir, respeitando os direitos sociais e tendo como perspectiva a educação contra a barbárie como ponto central. Essa diversidade de opções foi discutida de forma metodológica e teórica à luz da Filosofia Crítica de Adorno como a principal lente para a problematização da inclusão em educação, na perspectiva da reflexão sobre a formação educacional esportiva, assim como, outros autores da área, a fim de se construir um conhecimento emancipatório acerca da formação e inclusão na sociedade contemporânea. Este artigo buscou lançar através da coleta de dados a análise de relatório documental e depoimentos aleatórios de familiares de pessoas com ou sem deficiências que participaram ao longo dos anos de 2021 e 2022 do projeto Brasil diversidade. Por conseguinte, foi possível identificar as tensões políticas como também o estímulo potencial da promoção da inclusão dentro do projeto Brasil Diversidade do Instituto incluir. Isso reflete as possibilidades dentro da formação esportiva, em que, é possível afirmar sua contribuição para a transformação e democratização do processo inclusivo de espaços plurais, acolhedores e humanos para todas as pessoas com ou sem deficiências na sociedade contemporânea brasileira.
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