Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em ndereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO: A revista Esporte e Sociedade migrou para a plataforma de Periódicos da Universidade Federal Fluminense. A partir de agora, os novos artigos deverão ser submetidos aqui.

A revista Esporte e Sociedade recebe colaborações de artigos de graduandos, graduados, alunos de pós-graduação, mestres e doutores, pesquisadores cujos textos abordem questões teóricas e críticas pertinentes aos estudos do esporte em diálogo com as Ciências Sociais e Humanas.

Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês e francês

A revista Esporte e Sociedade se reserva o direito de publicar o artigo na língua original ou em tradução, de acordo com decisão de seu de seus editores, desde que com a permissão do autor(a).

Os trabalhos serão submetidos à aprovação de seus editores, que poderão sugerir aos autores que revisem seus textos de acordo com as observações indicadas no parecer.

A revista Esporte e Sociedade não cobra custos de processamento e nem de submissão de artigos.

Todos os artigos submetidos estarão sujeitos a uma avaliação prévia de seus editores para verificação de adequação ao escopo editorial da revista. Desde que recomendados por essa Equipe o artigo passará por um processo de avaliação por 1 ou 2 revisores anônimos, seguindo o sistema duplo-cego.

A avaliação dos artigos seguirá os seguintes critérios: estar adequado às normas de submissão; demonstrar consistência e coerência argumentativa; contribuir para os estudos do esporte em diálogo com as Ciências Sociais e Humanas; originalidade.

Caso ocorra divergências ou dúvidas sobre o mérito e da pertinência da publicação, um segundo ou terceiro revisor poderá ser consultado, conforme o caso.

Alterações podem ser solicitadas aos(as) autores(as), conforme as recomendações dos revisores e do de seus editores. Cabe aos editores a responsabilidade da decisão final em aceitar ou rejeitar a publicação dos artigos submetidos à Revista Esporte e Sociedade.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

1) Artigos

Os autores(as) devem enviar seus trabalhos, cumprindo as orientações explicitadas abaixo. Os artigos que não obedecerem às condições de normalização poderão ser recusados:

  1. Os(a) autores devem primeiramente cadastrar-se no portal da revista e submeter o artigo através do sistema.
  2. O arquivo submetido deve estar nos formatos Word.

Formatação: os artigos e ensaios devem ter no máximo 60 mil caracteres com espaço

O texto deverá ser digitado em programa Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos. As páginas devem ser configuradas no formato A4, numeradas, com margens de 3 cm e justificadas.

Os textos colocados em notas de rodapé devem ter o corpo 10

  1. Título e subtítulo.
  2. Título e subtítulo em inglês.
  3. O nome dos autores ou autoras não devem vir indicados no texto

Resumo: texto contendo no máximo 1400 caracteres com espaço. O resumo deverá ser apresentado em português e inglês.

 Palavras-chave: de três a cinco palavras separadas por ponto e vírgula.

       Atenção: Traduzir o resumo para o inglês (ABSTRACT) e as Palavras-chave (KEYWORDS).

Subtítulos ao longo do artigo devem estar em negrito, preferencialmente sem numeração;

Deve-se inserir figuras e tabelas no decorrer do texto e não no final do documento ou como anexo

O uso das notas de rodapé deverá se restringir ao objetivo de oferecer informações complementares e acessórias, assim como para indicar referências de fontes primárias, que não precisarão constar nas referências bibliográficas ao final do texto.

Deve-se usar notas de rodapé e não de fim de página

É de exclusiva responsabilidade dos(as) autores(as), a exatidão das citações e das referências bibliográficas mencionadas ao final do texto. Também é de exclusiva responsabilidade dos(as) autores(as) a revisão gramatical e ortográfica.

Citações: As citações devem seguir as normas da ABNT e devem utilizar o sistema “autor, data” e não serem colocadas em nota de rodapé. A referência citada deve vir listada ao final. Na lista de referências só devem ser inseridas referências citadas. Seguem abaixo alguns exemplos mais frequentes.

                  Citações:  citações curtas (com até três linhas) devem vir no corpo do texto. 

                  Citações longas (com mais de três linhas) devem compor um parágrafo independente com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 11, espaçamento entre linhas simples.

  1. Referências: Seguem abaixo alguns exemplos mais frequentes:

 

Livro

SOBRENOME DO AUTOR(a), Prenome(s). Título do livro (em negrito): (subtítulo, se houver). Nome do tradutor (se houver), local de publicação, editora, data. Exemplo:

GUEDES, Simoni. O Brasil no campo de futebol. Estudos antropológicos sobre os significados do futebol brasileiro. Niterói: EduFF, 1998.

Capítulo De Livro

SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DO CAPÍTULO, Prenome(s). Título do capítulo: (subtítulo, se houver). In: SOBRENOME DO(a) AUTOR(a) DO LIVRO, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em negrito): subtítulo, se houver (sem negrito). Local de publicação: editora, data, páginas inicial e final do capítulo. 

Exemplo:

TOLEDO, Luiz Henrique de. A cidade das torcidas: representações do espaço urbano entre os torcedores e torcidas de futebol na cidade de São Paulo. In: MAGNANI. José G.; TORRES, L.L. (orgs.), Na Metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo: EDUSP, 1996.

 

Artigo em periódico

- SOBRENOME DO(a) AUTOR(a) Prenome(s). Título do artigo: (subtítulo, se houver). Nome do periódico (em negrito), instituição, cidade, número volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano da publicação.

Exemplo:

PESAVENTO, Sandra. Muito além do espaço: por uma história cultural do urbano. Estudos Históricos. FGV/CPDOC, v. 8, n. 16, p. 279-290, jul-dez, 1995.

 Tese/dissertação

Exemplos:

GUEDES, Simone. O futebol brasileiro: instituição zero. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1977.

SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia. Revolução Vascaína: a profissionalização do futebol e a inserção sócio-econômica de negros e portugueses no Rio de Janeiro (1915 – 1934). Tese de Doutorado. Programa de Pós- Graduação em História Econômica – DH/FFLCH, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

Filme  

TÍTULO, nome do diretor(a), local, distribuidora, data e especificação do suporte em unidades físicas

Exemplo:

CIDADE de Deus. Direção de Fernando Meirelles. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2002. 1 DVD (130 min.)

Seriado

Exemplo:

URSO Branco. Director: Carl Tibbets. In: BLACK mirror. Criador: Charlie Broker.  Netflix, [2016]. 42 min, color. Episódio da segunda temporada da série exibida pela Netflix. Acesso em: 19 set. 2016

 

Artigo em jornal

Com autoria.: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). ...

Exemplo:

CARVALHO, Marcelo. O futebol ainda delimita onde o negro pode entrar. Folha de São Paulo, São Paulo, 20 de novembro de 2019.

Sem autoria: TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: <URL>.

Exemplo:

DEDICAÇÃO nos treinos faz brasileira sonhar com Olimpíada aos 40 anos. Lance. 24 de setembro de 2020. Disponível em https://www.lance.com.br/mais-esportes/dedicacao-nos-treinos-faz-brasileira-sonhar-com-olimpiada-aos-anos.html

 

2) Tradução

A revista Esporte e Sociedade aceitará traduções de textos inéditos para a língua portuguesa. As traduções deverão vir acompanhadas da autorização, quando for o caso. Podem ser submetidas traduções completas ou parciais (nesse último caso é necessário especificar as partes traduzidas e as excluídas). Os dados do(a) tradutor(a) devem estar de acordo com as regras de formatação proposta para artigos.

3) Resenha

A Revista Esporte e Sociedade aceitará para submissão resenhas de livros, filmes, seriados televisivos relacionadas ao escopo editorial da revista

As resenhas devem ter no máximo 20 mil caracteres com espaço.

A formatação da resenha deve seguir os mesmos padrões solicitados para os artigos, sem a necessidade de conter resumo.

 4) Entrevistas

Serão aceitas entrevistas realizadas com pesquisadores, escritores e personalidades de relevância para os estudos sobre esporte.

Devem conter no máximo 60 mil caracteres, incluindo notas e referencial bibliográfico.

Devem conter título em português e em inglês.                                                

A decisão pela publicação da entrevista é de responsabilidade da Comissão Editorial.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.