O Machado de Cesar
DOI:
https://doi.org/10.22409/reh.v1i6.67467Resumo
A amplitude de Ceticismo e Política, a vastidão de temas que mobiliza, não impede que enxerguemos com clareza alguns eixos de sua narrativa. Um deles consiste no exame da virada pictórica-abstrata na filosofia, nas artes e na vida comum. Pictórica – pela percepção da experiência como sucessão de imagens sem conteúdo. Abstrata – pela percepção de seus princípios de composição. Um olhar orientado para as cores pode sugerir certa trivialidade, e de fato pode haver um trato trivial da pictorialidade, mas o olhar de Cesar é outro, incisivo, direcionado à intensidade e não à distração fácil dos matizes; olhar mais próximo ao de Arthur Rimbaud, que em sua Temporada no Inferno, enxergou cor nas vogais, ali onde elas não se dão a ver com distinção. Essa virada, associada às vanguardas artísticas do início do século XX, colonizou os saberes em muitas direções, em ritmos e intensidades distintas. Suas implicações até os dias que correm não são muito claras, e talvez por isso, a leitura deste livro pareça tão fundamental: é preciso compreender o vocabulário da abstração, o incômodo e o fascínio que o acompanham.
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