A influência iluminista na filosofia moral de David Hume
DOI:
https://doi.org/10.22409/reh.v11i2.67789Resumo
David Hume foi um dos filósofos que mais se destacou na modernidade, seu método experimental e seu ceticismo foi de grande importância para este destaque, principalmente quando nos referimos as suas contundentes críticas aos princípios metafísicos a priori. Desta maneira, é evidente que em sua interpretação os princípios a priori, assim como a religião não poderiam ser o fundamento da moralidade. A nossa problematização é: qual a influência do iluminismo para a filosofia moral de Hume? Para respondermos a presente problemática utilizaremos a obra Tratado da natureza humana. A presente investigação nos demonstrou como as contribuições newtonianas foram de grande importância para a influência empírica de Hume, e que é por meio do seu método experimental que constrói suas formidáveis críticas aos dogmas religiosos do século XVIII. PALAVRAS-CHAVE: Hume; Iluminismo; Epistemologia; Moralidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Laiz Fidélis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REH, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REH tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REH adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REH utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.