Consistência do Édipo na psicanálise lacaniana: símbolos zero para o desejo

Autores

  • Léa Silveira Sales Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Estruturalismo, Psicanálise lacaniana, Édipo, Lévi-Strauss, Símbolo zero

Resumo

Durante os anos 1950, predomina na obra lacaniana uma releitura da psicanálise feita a partir do estruturalismo que inverte a abordagem da noção de inconsciente, conferindo efetividade a algo que, antes, era desqualificado como noção “inerte e impensável”. Nela, ganha relevo uma reinterpretação do Édipo cujos termos são claramente inspirados em Lévi-Strauss. O objetivo do artigo é, nesse sentido, esclarecer a função dos significantes Nome-do-Pai e falo como “símbolos zero” da estrutura que conforma o desejo. Veremos que o fato de essa função ser requerida pelo psicanalista é tributário da forma pela qual o antropólogo descreveu tal tipo de símbolos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léa Silveira Sales, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Filosofia e Metodologia das Ciências e doutorado em Filosofia, ambos pela Universidade Federal de São Carlos, e aperfeiçoamento em estágio de doutorado pela Université Paris VII - Denis Diderot. Atualmente, é Professora Substituta do Departamento de Filosofia da UFSCar. Áreas de atuação: filosofia e epistemologia da psicologia e da psicanálise, história da psicologia, filosofia.

Publicado

2008-10-04

Como Citar

SALES, L. S. Consistência do Édipo na psicanálise lacaniana: símbolos zero para o desejo. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, n. 1, p. 209-220, 4 out. 2008.