Corpocidade: arte enquanto micro-resistência urbana

Autores

  • Fabiana Dultra Britto Universidade Federal da Bahia
  • Paola Berenstein Jacques

Palavras-chave:

cidade, espetacularização, resistência, corpografia

Resumo

Partimos de uma crítica à atual espetacularização das cidades e propomos a necessidade de restituir o caráter político do espaço público por meio da valorização da experiência corporal das cidades, apresentando a idéia de corpografia como uma possibilidade de micro resistência a esse processo segregador e apolítico. O espaço público, se reconhecido, por excelência, como locus do conflito, inclui agentes e mobiliza agenciamentos muito mais diversos e contraditórios do que se desejaria ou se costuma identificar. Enquanto a arte, se reconhecida como locus da experiência, promove percepções espaço-temporais muito mais complexas do que sugerem os efeitos moralizadores e individualistas normalmente atribuídos à contemplação cenográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Dultra Britto, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Crítica de dança, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia. Entre outros projetos, criou e coordenou o mapeamento da dança contemporânea no Brasil realizado pelo Rumos Dança-2000 do Itaú Cultural e organizou o livro resultante: Cartografia da Dança. Publicou recentemente o livro Temporalidade em Dança (Belo Horizonte, FID, 2008).

Paola Berenstein Jacques

Arquiteta-urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e vice-coordenadora do PPG-AU/FAUFBA. É autora dos livros: Les favelas de Rio (Paris, l'Harmattan, 2001a); Estética da Ginga (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2001b); Esthétique des favelas (Paris, l'Harmattan, 2003a); co-autora de Maré, vida na favela (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2002) ; organizadora de Apologia da Deriva (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2003b), Corps et Décors urbains (Paris, l'Harmattan, 2006), e Corpos e cenários urbanos (Salvador, Edufba, 2006).

Publicado

2009-09-16

Como Citar

BRITTO, F. D.; JACQUES, P. B. Corpocidade: arte enquanto micro-resistência urbana. Fractal: Revista de Psicologia, v. 21, n. 2, p. 337-350, 16 set. 2009.

Edição

Seção

Dossiê Cidades