Sobre o tratamento analítico de um caso de autismo: linguagem, objeto e gozo

Autores

  • Ana Beatriz Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Elisa Carvalho de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

psicanálise, clínica, autismo, gozo, significante

Resumo

Orientado pelas obras de Freud e Lacan, este artigo tem como objetivo pensar a relação entre clínica e transmissão da psicanálise a partir da clínica do autismo. Tomando por base fragmentos do caso clínico de uma criança autista, pretende-se interrogar o saber psicanalítico, em particular, os conceitos de linguagem, significante e objeto. Neste caso clínico, a direção do tratamento se deu pela escuta do analista dos "elementos verbais" apresentados pela paciente o que propiciou, ao longo das sessões, a construção de um determinado "termo verbal". A hipótese sustentada é a de que esse termo operou, no percurso do tratamento, como algo da ordem de um "significante privilegiado" tal qual formulado por Lacan (1972/73). Este termo específico foi articulado pela paciente, em função de um saber-fazer próprio com a linguagem, ocorrendo não sem uma modalização do gozo, abrindo a possibilidade do surgimento do olhar, na via da construção das bordas corporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicanalista, professora do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da UFRJ, correspondente da Escola Brasileira de Psicanálise, pesquisadora do CNPq, coordenadora da pesquisa Dispositivo Clínico Ampliado: criança e adolescente psicóticos em direção ao laço social e à inclusão escolar.

Elisa Carvalho de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicanalista - Escola Letra Freudiana, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da UFRJ, supervisora no grupo de pesquisa Dispositivo Clínico Ampliado: crianças e adolescentes psicóticos em direção ao laço social.

Publicado

2010-08-30

Como Citar

FREIRE, A. B.; OLIVEIRA, E. C. DE. Sobre o tratamento analítico de um caso de autismo: linguagem, objeto e gozo. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 2, p. 257-268, 30 ago. 2010.

Edição

Seção

Dossiê Psicanálise: Work in Progress