Entre a clausura do desatino e a “inclusão” da anormalidade: vicissitudes da loucura na obra de Michel Foucault

Autores

  • Daniella Coelho de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

loucura, modernidade, moral, subjetividade

Resumo

O presente estudo percorre o exercício investigativo conduzido por Michel Foucault acerca da loucura, demarcando o laço inextricável que dito estatuto mantém com uma determinada configuração cultural e apontando para seus desdobramentos na contemporaneidade; nesse sentido, segue a trajetória foucaultiana em seus momentos arqueológico e genealógico: da percepção de uma loucura errante e quase romanciada àquela que se vai configurando em função de um imperativo da razão; de uma categorização da loucura como próxima às regiões do crime e do castigo à sua aparente dispersão no amplo eixo classificatório da anormalidade descrito na cena moderna. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Coelho de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) , especialização em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo (1993) , mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) . Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia Social e da Personalidade. Atuando principalmente nos seguintes temas: loucura, tecnociência, consumo, poder, diferença.

Publicado

2010-08-30

Como Citar

OLIVEIRA, D. C. DE. Entre a clausura do desatino e a “inclusão” da anormalidade: vicissitudes da loucura na obra de Michel Foucault. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 2, p. 395-410, 30 ago. 2010.

Edição

Seção

Temáticas Diversas