Subjetivação, discursos científicos e midiáticos: revisitando estudos foucaultianos sobre corpos

Autores

  • Luísa Escher Furtado Universidade Federal do Ceará
  • Shirley Dias Gonçalves Universidade Federal do Ceará
  • Luciana Lobo Miranda UFC
  • Jesus Garcia Pascual Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

discurso, sujeito, corpo

Resumo

Este estudo teórico tem como objetivo discutir a produção do modo de conduzir a si mesmo em discursos científicos e midiáticos, com base no pensamento de Michel Foucault acerca do sujeito, do discurso e do corpo. Ciência e mídia são problematizadas na relação saber-poder, atuando por meio de discursos na produção de regimes de verdade. Os discursos científicos não traduzem verdades sobre a natureza das coisas, nem são apenas um reprodutor das lutas de classe e/ou dos conflitos psíquicos. Eles são materialidades produtoras de modos de viver, de corpos e de sujeitos. Também os discursos midiáticos não são valorizados apenas por mediar informações entre produtores e espectadores. A mídia produz e faz circular discursos incitando o sujeito a se confessar, a produzir um saber sobre si mesmo. Por fim, ciência e mídia são estratégias de poder-saber que conjuntamente atuam nos corpos e implicam modos de conduzir-se a si mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luísa Escher Furtado, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia da Universidade Federal do Ceará

Shirley Dias Gonçalves, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia da Universidade Federal do Ceará e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Luciana Lobo Miranda, UFC

Dra em psicologia Clínica pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Professora do programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, linha de pesquisa Cultura e Subjetividade contemporânea.

Jesus Garcia Pascual, Universidade Federal do Ceará

Dr. em Educação pela UFC e Professor do Programa de Mestrado em Psicologia da UFC

Downloads

Publicado

2011-04-30

Como Citar

FURTADO, L. E.; GONÇALVES, S. D.; MIRANDA, L. L.; PASCUAL, J. G. Subjetivação, discursos científicos e midiáticos: revisitando estudos foucaultianos sobre corpos. Fractal: Revista de Psicologia, v. 23, n. 1, p. 155-170, 30 abr. 2011.

Edição

Seção

Temáticas Diversas