Portugal e Brasil no cenário da saúde mental

Autores

  • Raquel Siqueira-Silva Centro de Estudos Sociais-Universidade de Coimbra-Portugal
  • João Arriscado Nunes Pesquisador do Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra.
  • Marcia Oliveira Moraes Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Palavras-chave:

Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica, Psiquiatria de Setor

Resumo

Este artigo visa discutir os modelos de atuação no campo da saúde mental em Portugal, estabelecendo algumas distinções por relação aos referenciais que norteiam a saúde mental no Brasil.  Nota-se que enquanto no Brasil a saúde mental foi marcada pela Reforma Psiquiátrica, com inspiração italiana, em Portugal a saúde mental segue a referência da Psiquiatria de Setor. Foram realizadas quatro entrevistas semi-estruturadas com profissionais e familiares portugueses. O texto conclui com a indicação de que em Portugal a Psiquiatria de Setor ainda não atingiu integralmente sua proposição de atendimento comunitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Siqueira-Silva, Centro de Estudos Sociais-Universidade de Coimbra-Portugal

Pós-doutoranda em Saúde Pública no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (CES-UC-PT). Doutora e mestre em Psicologia-Estudos da Subjetividade pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário (CBM-CEU). Bacharel e licenciada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF). Atualmente é pesquisadora colaboradora do Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman - DIHS, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Experiência profissional em saúde mental, dependências químicas, soropositivos, idosos, população de rua.

João Arriscado Nunes, Pesquisador do Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra.

João Arriscado Nunes é Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, co-coordenador do Programa de Doutoramento “Governação, Conhecimento e Inovação” e Investigador Permanente do Centro de Estudos Sociais. Foi Pesquisador Visitante na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro (2011-2012), e Director Executivo do CES (1998-2000). Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas dos estudos de ciência e de tecnologia (em particular, da investigação biomédica, ciências da vida e da saúde pública, da relação entre ciência e outros modos de conhecimento), da sociologia política (democracia, cidadania e participação pública, nomeadamente em domínios como ambiente e saúde) e teoria social e cultural (com ênfase no debate sobre as “duas culturas”). Actualmente, coordena os projectos de investigação "Avaliação do estado do conhecimento público sobre saúde e informação médica em Portugal", no âmbito do Programa Harvard Medical School - Portugal e "O envolvimento da ciência com a sociedade: ciências da vida, ciências sociais e públicos - BIOSENSE", ambos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Coordenou e participou em vários projectos nacionais e internacionais (com coordenação de equipas portuguesas), entre os quais se incluem "European Patient Organizations in the Knowledge Society- EPOKS"; “Deepening Ethical Engagement and Participation in Emerging Nanotechnologies – DEEPEN”; "Researching Inequality through Science and Technology - ResIST", "Governance, Health and Medicine. Opening Dialogue between Social Scientists and Users - MEDUSE", financiados pela Comissão Europeia. Foi membro do "steering committee" da rede European Neuroscience and Society Network - European Science Foundation, e fez parte da Public Health Genomics European Network – PHGEN. Tem coordenado e (co) organizado vários eventos científicos nacionais e internacionais, entre os quais se destaca o Ciclo "Ciências da Vida e Sociedade: Desafios da Era Pós-Genómica" (2007/08) (em colaboração com o Centro de Neurociências da Universidade Coimbra) e “Exploring Biomedicine” (2007), em colaboração com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e o Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto. Foi co-organizador dos livros Enteados de Galileu: A Semiperiferia no Sistema Mundial da Ciência (Porto: Afrontamento, 2001); Reinventing Democracy: Grassroots Movements in Portugal (London: Frank Cass, 2005) e Objectos Impuros: Experiências em Estudos Sobre a Ciência (Porto: Afrontamento, 2008) e autor de publicações diversas. Integra o Conselho Editorial revista Ciência e Trópico (Fundação Joaquim Nabuco). Foi membro do Conselho da European Association for the Study of Science and Technology (EASST).

Marcia Oliveira Moraes, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988) , mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Lancaster University/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009/2010). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculada ao Departamento de Psicologia, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação strito sensu - mestrado e doutorado. Foi Editora de Fractal: Revista de Psicologia (continuidade de Revista do Departamento de Psicologia - UFF). Desenvolve pesquisas ligadas aos seguintes temas: epistemologia da psicologia, teoria ator-rede e os estudos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em suas interfaces com a psicologia. Desde o ano de 2003 vem realizando pesquisas no campo da deficiência visual, fazendo uso de métodos e referenciais de investigação orientados pelos estudos CTS, em particular pela teoria ator-rede. Nas publicações científicas assina MARCIA MORAES.

Referências

ALVES, F. A doença mental nem sempre é doença: racionalidades leigas sobre saúde e doença mental - um estudo no norte de Portugal. Porto: Afrontamento, 2011.

AMARANTE, P. (Org.) Loucos pela vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. Rio de Janeiro: SDE/ENSP, 1995.

BASAGLIA, F. A instituição negada. 3ª Ed. São Paulo: Graal Editora, 2001.

FOUCAULT, M. História da loucura na idade clássica. 8ª Ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

FOUCAULT, M. O Nascimento da Clínica. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2004.

GOFFMAN, E. Manicômios, Prisões e Conventos. Trad. Dante Moreira Leite. 7ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

HESPANHA, P. A reforma psiquiátrica em Portugal: desafios e impasses. In: FONTES, B. A. S. M.; FONTE, E. M. M. (Org.). Desinstitucionalização, Redes sociais e Saúde Mental: análise de experiências da reforma psiquiátrica em Angola, Brasil e Portugal. Recife: UFPE, 2010. p. 137-162.

HESPANHA, P. et al. Doença Mental, Instituições e Famílias: os desafios da desinstitucionalização em Portugal. Coimbra: Almedina-CES, 2012.

MORAES, M. Por uma estética da cognição: a propósito da cognição em Latour e Stengers. Informare, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 49-56, 1998.

PORTUGAL. Constituição (1976). VII revisão constitucional [2005]. Disponível em: <http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx>. Acesso em: 20 maio 2013.

PORTUGAL. Assembleia da República. Lei nº 36/98 de 24 de julho. Lei de Saúde Mental. 1998. Disponível em: <http://dre.pt/pdf1s/1998/07/169A00/35443550.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2013.

PORTUGAL. Portal da Saúde. História do Serviço Nacional de Saúde. 2010. Disponível em: <http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/servico+nacional+de+saude/historia+do+sns/historiadosns.htm>. Acesso em: 17 abr 2013.

ROUDINESCO, E. [et. al.]. Foucault: leituras da história da loucura; tradução Maria Inês Duque Estrada- Rio de Janeiro, Relume-dumará, 1994.

SIQUEIRA-SILVA, R. Grupos musicais em Saúde Mental: conexões entre estética musical e práticas musicoterápicas. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia-Estudos da Subjetividade)__Instituto de Ciências Humanas e Filosofia - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.

VIANA, V. C. Saúde mental, qualidade de vida e acesso aos cuidados de saúde na comunidade brasileira de Lisboa. 2010. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2010.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

SIQUEIRA-SILVA, R.; NUNES, J. A.; OLIVEIRA MORAES, M. Portugal e Brasil no cenário da saúde mental. Fractal: Revista de Psicologia, v. 25, n. 3, p. 475-496, 31 dez. 2013.

Edição

Seção

Artigos