A pesquisa intervenção como exercício ético e a metodologia como paraskeué

Autores

  • Jéssica Prudente Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaqueline Tittoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

pesquisa intervenção, intervenção fotográfica, ascese, paraskeué

Resumo

A partir da leitura dos estudos de Michel Foucault sobre a ascese como exercício ético e a paraskeué como equipamento deste exercício, traçamos possíveis relações destes elementos teóricos com as estratégias metodológicas propostas pela pesquisa intervenção e pela intervenção fotográfica. A reflexão teórica deste estudo sugere que tais estratégias são condições de possibilidade para que o processo da pesquisa se constitua como um exercício ético. As referências teóricas estão baseadas no livro “A Hermenêutica do Sujeito” de Michel Foucault e em artigos sobre a pesquisa intervenção e a intervenção fotográfica, indicando esta metodologia como um “equipamento” da ascese na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Prudente, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Psicologia

Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional

Jaqueline Tittoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Psicologia
Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional

Referências

AGUIAR, K. F. de; ROCHA, M. L. da. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia Ciência e Profissão, [S.l.], 2003, v. 23, n. 4, p. 64-73.

BAREMBLITT, G. F. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Record - Rosa dos Tempos, 1998.

BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

DELEUZE, G. O que é um dispositivo? In: ______. O mistério de Ariana: cinco textos e uma entrevista de Gilles Deleuze. Lisboa: Passagens, 1996. p. 83-96.

DELEUZE, G. A imagem-tempo: cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005a.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005b.

FOUCAULT, M. La ética del cuidado de uno mismo como práctica de la libertad. In: ______. Hermenéutica del sujeto. La Plata: Altamira, 1996. p. 93-125.

FOUCAULT, M. A escrita de si. In: ______. Ética, Sexualidade, Política. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a. Coleção Ditos & Escritos, v. 5, p. 144-162.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006b.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. 19. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2009. v. 1.

LOURAU, R. René Lourau: analista institucional em tempo integral. São Paulo: Hucitec, 2004.

SONTAG, S. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TITTONI, J. (Org.). Psicologia e fotografia: experiências em intervenções fotográficas. Porto Alegre: Dom Quixote, 2009.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

PRUDENTE, J.; TITTONI, J. A pesquisa intervenção como exercício ético e a metodologia como paraskeué. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 1, p. 17-28, 30 abr. 2014.

Edição

Seção

Artigos