Algumas interrogações acerca das produções midiáticas sobre a juventude

Autores

  • Ana Carolina Farias Franco Psicóloga/UFPA. Mestranda em Psicologia/UFPA.
  • Flávia Cristina Silveira Lemos UFPA
  • Marcelo Almeida Ferreri Professor adjunto da UFS em Psicologia Social.
  • Leandro Passarinho Prof. de Psicologia de Educação/UFPA.
  • Adriana Elisa de Alencar Macedo Mestre em Psicologia/UFPA.

Palavras-chave:

jovem, mídia, Brasil, práticas disciplinares, normas.

Resumo

O artigo debate a emergência da juventude e como a mídia vem forjando-a por práticas disciplinares pautadas nas normas de desenvolvimento e nos desvios das mesmas. Há uma noção de jovem idealizado, constituído como criativo, dinâmico, rebelde, produtivo, saudável e um consumidor em potencial de tecnologias flexíveis digitais e que mobiliza sua comunidade. As políticas para a juventude pobre brasileira focam a prevenção à violência e a educação para o trabalho. A visão do jovem de elite é vinculada ao consumo e ao estilo de vida associado às marcas, ao esporte e ao uso de aparatos digitais.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Farias Franco, Psicóloga/UFPA. Mestranda em Psicologia/UFPA.

Psicóloga/UFPA. Mestre em psicologia/UFPA. Doutoranda em Educação/UFPA. Integrante do grupo transversalizando de pesquisa.

Flávia Cristina Silveira Lemos, UFPA

psicóloga; mestre em psicologia e sociedade; doutora em história; professora adjunta de psicologia social da UFPA

Marcelo Almeida Ferreri, Professor adjunto da UFS em Psicologia Social.

Psicológo/UERJ. Doutor em Psicologia Social/UERJ. Prof. de psicologia social na graduação e na pós-graduãção em psicologia UFS.

Leandro Passarinho, Prof. de Psicologia de Educação/UFPA.

Psicólogo. Mestre e Doutor em Educação/UFPA. Prof. de psicologia da educação/UFPA.

Referências

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

FRANCO, A. C. F.; LEMOS, F. C. S.; FERRERI, M. A.; PASSARINHO, L.; MACEDO, A. E. DE A. Algumas interrogações acerca das produções midiáticas sobre a juventude. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 2, p. 415-428, 31 ago. 2014.

Edição

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