Violência, risco e proteção em estudantes de escola pública

Autores

  • Joyce Hilario Maranhão Universidade Federal do Ceará-Departamento de Psicologia.
  • João Paulo Lopes Coêlho Universidade Federal do Ceará-Departamento de Psicologia.
  • Guilherme Sobreira Lopes Universidade Federal do Ceará-Departamento de Psicologia.
  • Veriana de Fatima Rodrigues Colaço Universidade Federal do Ceará-Departamento de Psicologia.
  • Walberto Silva dos Santos Universidade Federal do Ceará- Departamento de Psicologia.

Palavras-chave:

juventude, violência, risco, proteção

Resumo

Esse estudo analisou como jovens de escolas públicas identificam e avaliam vivências de violência no ambiente familiar e comunitário, partindo de um recorte de uma pesquisa sobre risco e proteção na população juvenil. Para tanto, foram selecionados 529 estudantes, de 14 a 24 anos e ambos os sexos, que afirmaram ter sofrido algum tipo de violência naqueles ambientes. Aplicou-se um instrumento com 77 questões sobre situações cotidianas e fez-se análise dos itens relativos à vivência de situações de violência. Os resultados demonstraram a ocorrência mais frequente de violência física na família. Já, na comunidade, ameaça ou humilhação. A percepção negativa dos jovens sobre o ambiente de ocorrência da violência, destacou-se o familiar. Os dados sobre autoestima e autoeficácia revelaram aspectos protetivos. As análises conduzem à conclusão de que a percepção da violência como fator de risco precisa ser compreendida no contexto de participação do jovem e na sua história.

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

MARANHÃO, J. H.; COÊLHO, J. P. L.; LOPES, G. S.; COLAÇO, V. DE F. R.; DOS SANTOS, W. S. Violência, risco e proteção em estudantes de escola pública. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 2, p. 429-444, 31 ago. 2014.

Edição

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