Práticas de esporte, lazer e cultura do UNICEF

Autores

  • Flávia Cristina Silveira Lemos Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Dolores Cristina Gomes Galindo Universidade Federal de Mato , Cuiabá, MT
  • José Araújo de Brito Neto Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Leandro Passarinho Reis Jùnior Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Thais Nogueira Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • André Benassuly Arruda Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i1/1009

Palavras-chave:

projetos de esporte, cultura e lazer, UNICEF, crianças e adolescentes, disciplina, biopolítica

Resumo

O artigo presente visa problematizar as práticas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em especial, as dirigidas às crianças e adolescentes pobres por meio de atividades de esportes, lazer e cultura como maneira de forjar segurança, saúde e prevenir situações de violência Esta agência atribui a este grupo social supostas situações de riscos, vulnerabilidades, carências e privações derivadas do pertencimento desta infância e adolescência às famílias pobres, não escolarizadas e pela moradia em comunidades na periferia das cidades. Os modos de vida deste segmento da população são desqualificados e o UNICEF se apresenta como uma agência transformadora destas condições. Os projetos deste organismo multilateral oscilam entre o adestramento disciplinar produtor de docilidade e utilidade ao governo da vida para criar liberdade com segurança por meio de políticas compensatórias, recomendadas como receitas e oferecidas como favores, deixando de lado o campo dos direitos em detrimento da economia política neoliberal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Silveira Lemos, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Possui graduação em Psicologia/UNESP (1999). Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003). Doutora em História Cultural/UNESP (2007).Realizou pós-doutorado em Psicologia e Subjetividade, na UFF, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Lívia Nascimento. Foi bolsista FAPESP no Doutorado. É professora associada I, na graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPA. Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019). Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Foi Conselheira Titular no Conselho Federal de Psicologia (gestão 2011-2013). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2011-2013). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2010-2011). É Bolsista de Produtividade do CNPQ-PQ-2. Integra o GT da ANPEPP Subjetividade, conhecimento e práticas sociais, desde 2009. Integra o GT Deleuze da ANPOF. Membro da Diretoria Nacional da ABRAPSO. É associada à: ABRAPSO, ABRAPEE e ABEP. Participa do Grupo Produção de subjetividade e estratégias de poder no campo da infância e juventude. Coordena o Grupo: Psicologia Social e Política - transversalizando história, filosofia e educação. Realiza estudos sobre Michel Foucault, Gilles Deleuze e Robert Castel, em especial na temática da ontologia histórica do presente e da filosofia política em interface com os processos de subjetivação contemporâneos; também, estuda as práticas de medicalização da educação e judicialização da sociedade; pesquisa processos de resistências na cidade, a arte e a produção de subjetividade. Estudo as relações entre Psicologia, Filosofia contemporanea, História Cultural e Política.

Dolores Cristina Gomes Galindo, Universidade Federal de Mato , Cuiabá, MT

Possui Doutorado (2006) e mestrado (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004) e Pós-Doutorado em Psicologia Social na PUCSP (2015-2016). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1999. Atua como Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade da Universidade Estadual Paulista, campus Assis. Foi vice-coordenadora e posteriormente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea. Na graduação, atua como Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Criação (LABTECC). Foi Vice-Presidente da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (2012-2013), Secretária (2014-2015). Atualmente, integra a Diretoria Nacional da ABRAPSO (2016-2017). É uma das membros fundadoras da Rede Centro-Oeste de Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas - CO3 e integrou a equipe coordenadora da Red Latinoamericana de posgrados en estudios sobre la cultura - ReLaPec (2014-2016). Possui experiência em Psicologia como área interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes interesses de pesquisa: Psicologia, epistemologias e metodologias feministas em Teoria Ator-Rede; Psicologia, governamentalidade e resistências; Psicologia, arte Contemporânea e Raça/Etnia. Scopus Author ID 23099606000. ORCID ID: http://orcid.org/0000-0003-2071-3967

José Araújo de Brito Neto, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão (2005). Especialização em Direito Publico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). É Mestre em Psicologia (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e profissional liberal - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente no seguintes temas: políticas públicas, direitos humanos, poliíticas sobre drogas.

Leandro Passarinho Reis Jùnior, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Doutor em Educação - Currículo, Epistemologia e História pela UFPA. Mestre em EDUCAÇÃO pela UEPA. Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade da Amazônia (1998), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Pará (1999), graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Pará (2001) e Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Professor Adjunto I da Faculdade de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas - ICB/UFPA e Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará - UFPA, Linha de Pesquisa: Psicologia, Saúde e Sociedade. Também atua como professor/orientador do Mestrado Profissionalizante no Ensino de Biologia - PROFBIO UFMG/UFPA. Tem experiência na área de EDUCAÇÃO com ênfase em Currículo, Epistemologia, História e PSICOLOGIA SOCIAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Inclusiva, Educação em Saúde, Mal-Estar Docente, Psicologia da Educação, Psicologia Social e da Saúde, Perspectivas Foucaultianas e Modos de Subjetivação. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia-ANPEPP. Consultor Ad hoc de Pesquisa da Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Thais Nogueira, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Psicologia, Linha de Pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Transversalizando. Membro do Grupo de Trabalho sobre Infância e Juventude do Conselho Regional de Psicologia - CRP10.

André Benassuly Arruda, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Obteve graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2006). Realizou mestrado na UFPA através do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGP), iniciado em 2011 e concluído em junho de 2013. Participa do Grupo de Pesquisa "Transversalizando" coordenado pela Profª. Drª Flávia Cristina Silveira Lemos (UFPA), focado em temáticas sociais, tendo como referência teórica central a obra de Michel Foucault e Filosofia Crítica. Foi pesquisador do Projeto "A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA VITIMIZAÇÃO: PERFIL DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL - UMA ANÁLISE COMPARADA SÃO PAULO E PARÁ", coordenado pelo Prof. Dr. Luis Antônio Francisco de Souza (UNESP). É pesquisador colaborador e educador do Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA). Tem experiência profissional na área de Psicologia Social, com ênfase em Serviço Social; Políticas Públicas Sociais; Direitos Humanos ;Controle Penal Juvenil e Violência Letal Juvenil. Iniciou suas atividades profissionais em 2004 como professor de psicologia aplicada à área da saúde e ética profissional em curso técnico de enfermagem e radiologia (ENFERTEC), onde exerceu a atividade até final de 2005. Nos anos de 2006 a 2007 trabalhou no município de Trairão/PA (transamazônica) com enquadramento funcional de técnico psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde contribuiu na organização e efetivação do Sistema Único de Saúde na referida região. De 2007 a 2008 desenvolveu suas atividades profissionais no município de Abaetetuba em unidades governamentais como: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (NAECA). De 2009 a 2010, com enquadramento de assessor, contribui na Câmara de Defesa Social e Direitos Humanos da Secretaria de Governo do Estado do Pará. A partir do início de 2013 passou a compor o quadro de técnicos psicólogos do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), mais especificamente do Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), encerrando suas atividades neste programa em junho de 2014. Em 2015 começa a lecionar na Universidade da Amazônia, nos cursos de Psicologia, História, Letras, Artes Visuais, Matemática e Biologia, entre outros

Referências

BOARINI, M. L. (Org.). Higienismo, eugenia e a naturalização do social. In: ______. Higiene e raça como projetos: higienismo e eugenismo no Brasil. Maringá: UEM, 2003. p. 19-43.

CASTEL, R. A gestão dos riscos: da antipsiquiatria à pós-psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.

EWALD, F. Foucault, a norma e o direito. Lisboa: Vega, 1993.

FONSECA, M. A. da. Michel Foucault e o Direito. São Paulo: Max Limonad, 2002.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988. v. 1.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.

FOUCAULT, M. Resumo dos Cursos no Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: J. Zahar, 1997.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: a história da violência nas prisões. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999a.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999b.

FOUCAULT, M. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. A infância brasileira nos anos 90. Brasília: UNICEF, 1998.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. Relatório Situação da infância brasileira. Brasília: UNICEF, 2001.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA Relatório Fazer Valer os Direitos das Crianças e dos Adolescentes. BRASÍLIA: UNICEF, 2002a.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. Relatório da Situação da Infância e adolescência brasileiras: diversidade e eqüidade. Pela garantia dos direitos de cada criança e adolescente. Brasília: UNICEF, 2003.

NICOLACI-DA-COSTA, A. M. Sujeito e cotidiano: um estudo da dimensão psicológica do social. Rio de Janeiro: Campus, 1987.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

VEYNE, P. Como se escreve a história? Brasília: UNB, 1998.

Downloads

Publicado

2017-04-28

Como Citar

LEMOS, F. C. S.; GALINDO, D. C. G.; BRITO NETO, J. A. DE; REIS JÙNIOR, L. P.; NOGUEIRA, T.; ARRUDA, A. B. Práticas de esporte, lazer e cultura do UNICEF. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 1, p. 2-8, 28 abr. 2017.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)