Estranhas e impermanentes criaturas

Autores

  • Claudia Lewinsohn Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.v1i1.30291

Palavras-chave:

criaturas, costura, obra, arte

Resumo

O presente texto pretende discutir alguns aspectos da pesquisa em artes plásticas que se originou da decisão, há alguns anos, sobre o destino de uma série de telas a óleo que não haviam correspondido ao resultado esperado. Movida pelo desejo de “eliminá-las”, procurei, no entanto, preservar uma certa vida que pressentia nelas, iniciando, assim, o que vejo hoje como um processo de constante transformação. Cortando e recortando essas telas e em seguida dobrando, torcendo e amassando, seus pedaços foram costurados, amarrados ou unidos por ilhoses, tornando-se corpos-objetos-volumes. A partir de seus próprios fragmentos, as telas despedaçadas adquiriram então novo “direito à vida” e, por esse motivo, passaram a ser denominadas Criaturas. Dobras e pregas, por sua vez, foram constituindo, paulatinamente, extensas “colunas vertebrais” maleáveis e alguns “corpos” que apresentavam um revestimento sugestivo de peles ásperas e rugosas e que deixavam entrever uma espécie de “conjunto-bestiário”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Lewinsohn, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Mestranda em Ciência da Arte (PPGCA/ UFF). Artista plástica e Professora do Curso de Fotografia da Universidade Estácio de Sá.

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. Esthétique relationnelle. Dijon: Les presses du réel, 2001.

DELACAMPAGNE, Christian. História da filosofia no século XX. Trad. Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o Barroco. Trad. de Luiz B. L. Orlandi. Campinas: Papirus, 2005.

DELEUZE, Gilles. Logique du Sens. Paris: Les Éditions de Minuit, 1969.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. L’Anti-Oedipe. Capitalisme et schizophrénie-1. Paris: Les Éditions de Minuit, 1972/1973.

DELEUZE, Gilles. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, 5 vol. Coordenação da trad. Ana Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995-7. (Coleção TRANS).

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. José Gabriel Cunha. Lisboa: Relógio D’Água, 2004.

GUATTARI, Félix. Caosmose. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2006.

PICON-VALLIN, Béatrice. A arte do teatro: entre tradição e vanguarda. Org. Fátima Saadi. Trad. Claudia Fares, Denise Vaudois e Fátima Saadi. Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2006.

SASSO, Robert; VILLANI, Arnaud (org.). Le Vocabulaire de Gilles Deleuze. Nice: Centre de Recherches d’Histoire des Idées, CNRS, 2003.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Gilles Deleuze. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

Downloads

Edição

Seção

Artigos