A prática viewpoints na escola: uma proposta de trabalho corporal na disciplina de Artes

Autores

  • Fabiano Lodi

DOI:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.v2i2.30749

Palavras-chave:

Viewpoints, teatro na escola, estágio curricular, prática corporal

Resumo

Este artigo apresenta algumas práticas utilizadas em um estágio curricular do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UDESC, realizado em 2007 em uma escola da rede pública de ensino, em Florianópolis. Na disciplina curricular de Artes foi utilizada a prática Viewpoints, desenvolvida pela diretora teatral americana Anne Bogart, como ferramenta metodológica de ensino de teatro, buscando repensar práticas corporais do cotidiano através da experimentação artística em sala de aula de princípios técnicos de expressividade corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBA, Eugenio. A canoa de papel. Tratado de Antropologia Teatral. Tradução de Patrícia Alves. São Paulo: Editora Hucitec, 1994.

BERTAZZO, Ivaldo. Espaço Vazio e Mandala. In: Espaço e corpo: guia de reeducação do movimento. São Paulo: SESC, 2004, pp. 57-72.

BOGART, Anne; LANDAU, Tina. The Viewpoints book. A practical guide of Viewpoints and composition. New York: Theatre Comunications Group, 2005. Tradução não publicada do grupo de pesquisa “O corpomente em cena”.

FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas, SP: Editora da Unicamp, Imprensa Oficial do Estado S.A. – IMESP, 2001.

LABAN, Rudolf; ULLMANN, Lisa. Domínio do movimento. 4ª edição. São Paulo: Summus, 1978.

LODI, Fabiano. Relatório final de Estágio III. Florianópolis, CEART-UDESC, 2007.

MACHADO, Maria Clara. 100 jogos dramáticos: teatro. 2ª edição. Rio de Janeiro: Agir, 1996.

MIRANDA, Cléo Regina; VERONESI, Nilza Assumpção. Espaço Exterior – Vínculos com o Hábitat. In: BERTAZZO, Ivaldo. Espaço e corpo: guia de reeducação do movimento. São Paulo, SESC, 2004, pp. 75-87.

MIRANDA, Danilo Santos de. Processo educativo na ação cultural. In: BERTAZZO, Ivaldo. Espaço e corpo: guia de reeducação do movimento. São Paulo, SESC, 2004, pp. 05-06.

Outros:

GODOY, Aldo Alberto; BRANCHER, Maty Lice; THOMAZ, Juliano Farias. Guia para apresentação de trabalhos acadêmicos. 2ª Edição Revisada. Orientação e revisão Tereza Mara Franzoni. Encadernado. Florianópolis, 2007.

RELATÓRIOS DE AULA DE ARTES. Turma 81 da Escola de Educação Básica Henrique Veras. Florianópolis, 2007.

Downloads

Edição

Seção

Artigos