Dança e Cinema: Algumas Aproximações

Autores

  • Antonieta Acosta

DOI:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.0404.22-28

Palavras-chave:

dança, cinema, tecnologia, corpo, imagem, movimento

Resumo

O presente artigo apresenta algumas aproximações entre dança e cinema, a fim de discutir a transposição de uma arte originalmente cênica para o suporte cinematográfico, assim como sua própria (re)criação na tela. Tal processo implica na imersão do corpo dançante em novas dimenções espaço-temporais, fazendo surgir novas sensibilidades, assim como novas poéticas e estéticas para a dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonieta Acosta

Antonieta Acosta é Graduada em Licenciatura em Dança na UFBA e Mestre no Programa de Pós-Graduação  em  Ciência  da  Arte  na  UFF.

Referências

BAECQUE, Antoine de. O corpo no cinema. In: COURTINE, Jean-Jacques (dir.). História do corpo v. 3: As mutações do olhar: O século XX. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 481-507.

CALDAS, Paulo. Poéticas do movimento: interfaces. In: BONITO, Eduardo; CALDAS, Paulo; LEVY, Regina (Org.). Dança em Foco v. 4: Dança na tela. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria Oi Futuro, 2009, p. 28-34.

CALDEIRA, Solange Pimentel. O lamento da Imperatriz: um filme de Pina Bausch. Revista de História e Estudos Culturais, v. 4, n. 3, jul./ago./set. 2007.

CRAINE, Debra e MCKRELL, Judith. Oxford dictionary of dance. Oxford: Oxford University Press, 2000, p. 205.

LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997. 303 p.

ROSINY, Claudia. Videodança. In: BRUM, Leonel; CALDAS, Paulo (cur.). Dança em foco v. 2: Videodança. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2007, 18-33.

SANTAELLA. Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003. 357 p.

SPANGHERO, Maíra. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. 139 p.

SUQUET, Annie. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In:

COURTINE, Jean-Jacques (Dir.). História do corpo v. 3: As mutações do olhar: O século XX. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 509-540.

VIEIRA, João Luiz. Olhares intra e extra diegéticos: a dança no cinema clássico. In: BRUM, Leonel; CALDAS, Paulo (Cur.). Dança em foco v. 2: Videodança. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2007, p. 52-59.

Referências eletrônicas:

http://www.thomasedison.com

http://www.edisonfilm.com

http://bravonline.abril.com.br

http://www.re-voir.com

http://www.bolexmoviecameras.com

http://www.dancaemfoco.com.br

http://www.rosas.be

http://www.lizaggiss.com

http://www.billycowie.com

http://www.pina-bausch.de

http://www.moma.org

http://artsresearch.brighton.ac.uk

Downloads

Edição

Seção

Artigos