Dançaeira: Capoeira e Dança Contemporânea

Autores

  • Andreza Barroso da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.0505.49-55

Palavras-chave:

capoeira, dança contemporânea, processo criativo

Resumo

Esta  pesquisa  tem  como  objetivo  analisar  a  construção  de  um processo criativo em dança contemporânea a partir das percepções relativas ao  corpo  ocorridas  no  universo  da  capoeira.  Os  objetivos  específicos  são: analisar  a  construção  e  a  percepção  corporal  na  capoeira,  suas  relações com  a  improvisação  e  identificar  a  maneira  como  os  impulsos  provenientes da experiência com a capoeira afloram em um processo criativo dançante. A metodologia compreende a hipótese empírica, delimitando-se na experiência da
pesquisadora bailarina intérprete-criadora e capoeirista, atrelada a laboratórios
de improvisação em dança. Os aportes teóricos utilizados tratam sobre o estado
de prontidão, memória, técnicas corporais e percepção, conforme abordagem dos autores Eugenio Barba, Jerzy Grotowski, Marcel Mauss e Merleau Ponty, respectivamente. Concretizada a pesquisa, elaborou-se o conceito Dançaeira que designa a amálgama de elementos referentes às linguagens da Capoeira e  da  dança  contemporânea  a  partir  de  impulsos,  configurando  um  singular aparato corporal expressivo e reflexivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Barroso da Silva

Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará, Curso de Pós-Graduação em Artes - Instituto de Ciências da Arte.

Referências

ALVES, Flávio Soares. “Uma conquista poética na dança contemporânea através da capoeira”, 2003. Artigo de atualização. Disponibilizado em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/viewArticle/1013. Acesso em: 16/05/2011.

AMARAL, Tiago. “Ki o quê? Kinesfera”. In: Kinesfera e outros estudos. In: http://improvisacaoeou-trosestudos.blogspot.com/2010/09/ki-o-que-kinesfera.html. Acesso aos 26/01/2012.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: Hucitec, 1995.

CAPOEIRA, Nestor. Os fundamentos da malícia. Rio de Janeiro: Record, 1992.

DAÓLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca do teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1987.

GROTOWSKI, Jerzy. Training at the “Teatro Laboratorium” in Wroclaw - Plastic and physical training. Dirigido por Torgeir Wethal. Dinamarca: Odin Teatret Film, 1972.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LIMA, Evani Tavares. Capoeira angola como treinamento para o ator. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas. Salvador: UFBA, 2002.

MAUSS, Marcel. “Noção de técnica corporal”. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU, 1974.

MENDES, Ana Flávia. Gesto Transfigurado: a abstração no cotidiano urbano nos processos de criação e encenação do Espetáculo Metrópole. São Paulo: Escrituras, 2010.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

SILVA, Eusébio Lobo da. O corpo na capoeira – introdução ao estudo do corpo na Capoeira. Campinas: Unicamp, 2008a.

SILVA, Eusébio Lobo da. O corpo na capoeira – breve panorama: estórias e história da Capoeira. Campinas: Unicamp, 2008b.

SILVA, Eusébio Lobo da. O corpo na capoeira – fundamentação operacional dos movimentos básicos da Capoeira. Campinas: Unicamp, 2008c.

SILVA, Eusébio Lobo da . O corpo na capoeira – o corpo em ação na Capoeira. Campinas: Unicamp, 2008d.

SILVA, José Milton Ferreira da. A Linguagem do corpo na capoeira. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006.

VARLEY, Júlia. Pedras d’Água: bloco de notas de uma atriz do Odin Teatret. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010.

Downloads

Edição

Seção

Artigos