https://periodicos.uff.br/gambiarra/issue/feedGAMBIARRA2022-06-03T19:34:28+00:00Coletivo Gambiarrarevista.gambiarra@gmail.comOpen Journal Systems<p>título - texto <br /><br />emergências-democracias-anarquias atuais</p> <p>>gênero e racialidades<</p> <p>fabulação - ficção <br /><br />>violência institucional<</p> <p>bicentenário da independência do brasil / centenário semana de 22 / vale tudo</p>https://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31336Editorial - Gambiarra 72019-08-17T11:49:51+00:00Coletivo Gambiarrarevista.gambiarra@gmail.comCopyright (c) 2019 Coletivo Gambiarrahttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31345Pequenas Desordens2019-08-17T11:58:40+00:00Priscila Rampinrevista.gambiarra@gmail.comNos meus itinerários cotidianos, embora eu encontre cenários homogêneos e corpos automatizados no cumprimento de suas rotinas, são os resquícios de um espaço efetivamente praticado que mais chamam minha atenção. São práticas, ações ou modos de comportamento – aqui denominadas de Pequenas Desordens – que evidenciam mínimos e temporários usos do lugar público que extrapolam os sentidos comumente atribuídos a ele.Copyright (c) 2019 Priscila Rampinhttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31343Capillus [2014]2019-08-17T11:57:42+00:00Ludmylla Tavaresrevista.gambiarra@gmail.comCapillus é um projeto que visa, através de um conjunto de imagens fotográficas das séries Meio e Pele, refletir sobre a condição do artista na contemporaneidade, no qual os fios de cabelo perdidos pela artista podem ser vistos com uma metáfora de desprendimento, de entrega e de abandono.Copyright (c) 2019 Ludmylla Tavareshttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31337Arparadores2019-08-17T11:54:09+00:00Giovanni Ferreirarevista.gambiarra@gmail.comA série Arparadores é constituída por instalações, desenhos e maquetes; conjuntos de trabalho configurados a partir de lugares específicos, estabelecendo o espaço expositivo de sua realização como matéria principal. As interferências são estruturas demarcadoras de um território, sem a pretensão de destacar apenas as balizas do ar, e sim tornar visível essa área envolvida por faixas adesivas. É um modo de fixar, de materializar, o imperceptível ar.Copyright (c) 2019 Giovanni Ferreirahttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31335Gambiarra 7 - texto na íntegra2019-08-17T11:49:52+00:00Coletivo Gambiarrarevista.gambiarra@gmail.comCopyright (c) 2019 Coletivo Gambiarrahttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31346Capa - Gambiarra 72019-08-17T11:49:52+00:00Coletivo Gambiarrarevista.gambiarra@gmail.comCopyright (c) 2019 Coletivo Gambiarrahttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31347Folha de rosto - Gambiarra 72019-08-17T11:49:52+00:00Coletivo Gambiarrarevista.gambiarra@gmail.comCopyright (c) 2019 Coletivo Gambiarrahttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31348Expediente - Gambiarra 72019-08-17T11:49:52+00:00Coletivo Gambiarrarevista.gambiarra@gmail.comCopyright (c) 2019 Coletivo Gambiarrahttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31349Sumário - Gambiarra 72019-08-17T11:49:52+00:00Coletivo Gambiarrarevista.gambiarra@gmail.comCopyright (c) 2019 Coletivo Gambiarrahttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31350Ficha catalográfica - Gambiarra 72022-06-03T19:34:28+00:00Coletivo Gambiarrarevista.gambiarra@gmail.comCopyright (c) 2019 Coletivo Gambiarrahttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31344De corpo presente, Denise Cathilina2019-08-17T11:58:11+00:00Denise Cathilinarevista.gambiarra@gmail.comAna Hortidesrevista.gambiarra@gmail.comA entrevista é um diálogo entre a professora Denise e sua aluna Ana Hortides, buscando questionamentos sobre o processo criativo em sua produção e no campo das artes.Copyright (c) 2019 Denise Cathilina, Ana Hortideshttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31338A experiência estética no processo de criação (da forma): imagens (não) visuais, arte e arquitetura na composição e percepção essencial do ato criativo2019-08-17T11:54:45+00:00Rodrigo Gonçalvesrevista.gambiarra@gmail.comTrata-se de uma escrita experimental articulada entre dois ensaios que trazem a <br />experiência estética e perceptiva como potência no processo de criação. Os ensaios surgem com o intuito de refletir sobre o que vemos e o que não vemos e criam dois blocos de leitura (Ensaio A e Ensaio B) dependentes cientificamente, mas efusivos na sua solicitação ao leitor. No Ensaio A lança-se a dúvida primordial: afinal, o que vemos realmente para ser representado? Esta representação da realidade deve ser igual à realidade? No Ensaio B articula-se a dúvida primordial com a constatação de que o desenho e o desenhista são cegos e, para emergir o ato criativo, devemos ser videntes de corpo inteiro no processo de composição e criação.Copyright (c) 2019 Rodrigo Gonçalveshttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31339O público-participante na obra de Tino Sehgal2019-08-17T11:55:29+00:00Miriam Maria Vieira Martinsrevista.gambiarra@gmail.comEste artigo investiga a performance conectada aos hábitos do público e dos participantes presentes na obra seminal do artista britânico Tino Sehgal, considerando o trabalho Essas Associações realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, de 12 de março a 21 de abril do ano de 2014, na cidade do Rio de Janeiro. Com base em experiências da própria autora, uma das participantes da obra, aliadas a considerações que permeiam o estudo da sociologia na arte, o presente trabalho pretende explorar os potentes e intensos encontros da obra do artista entre os integrantes e os visitantes, e de que forma isso se relaciona com a sociologia interpretativa na arte contemporânea.Copyright (c) 2019 Miriam Maria Vieira Martinshttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31340Sem título, sem som, sem controle2019-08-17T11:56:02+00:00Caroline Alciones de Oliveira Leiterevista.gambiarra@gmail.comA partir da performance Untitled, 2003, da artista Andrea Fraser, esta pesquisa investiga o quanto as questões da arte e da sociologia da arte podem se entrelaçar<br />na composição de um trabalho de arte de crítica institucional. Para tanto, investigamos as condições nas quais o trabalho se deu, buscando sublinhar não somente aquilo que o consenso ou o dissenso do mundo da arte teria a afiançar a respeito do trabalho, mas levando em consideração como atores institucionais externos ao mundo da arte podem responder quando confrontados com um trabalho como Untitled.Copyright (c) 2019 Caroline Alciones de Oliveira Leitehttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31341As tentativas de reformulação da Bienal de São Paulo pós-boicote2019-08-17T11:56:36+00:00Verena Carla Pereirarevista.gambiarra@gmail.comJosé Eduardo Ribeiro de Paivarevista.gambiarra@gmail.comO objetivo deste artigo é apresentar algumas das tentativas de reformulação da Bienal de São Paulo. A mostra, criada em 1951 por Francisco Matarazzo Sobrinho, ao longo de sua história atravessou diversos períodos de tremores e de instabilidade, tanto em termos artísticos quanto administrativos. Este texto destaca o início dos anos 1970, quando visando se reerguer após o forte abalo causado pelo massivo boicote à sua 10ª edição, surge na Bienal a urgência de uma reformulação de seu modelo. A inspiração para este artigo está no projeto de Doutorado da autora, financiado pela FAPESP, cuja pesquisa pretende analisar a gestão das artes visuais através da Bienal de São Paulo.Copyright (c) 2019 Verena Carla Pereira, José Eduardo Ribeiro de Paivahttps://periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/31342Detalhes em movimento ou a sobrevivência da ninfa2019-08-17T11:57:07+00:00Luciana Marcelinorevista.gambiarra@gmail.comEste artigo faz uma análise do texto de Aby Warburg de 1983 intitulado O nascimento da Vênus e a Primavera de Sandro Botticelli ” com o intuito de evidenciar outra prática historiográfica proposta por este autor. Nela, os detalhes acessórios das pinturas, como as vestimentas e os cabelos são objetos de análise evidenciando uma relação com a antiguidade clássica não mais baseada no princípio da serenidade e estaticidade das figuras, decorrente de uma visão da história da arte liderada Winckelmann. A maneira warburguiana de historiografar um olhar focado no movimento dos detalhes. A análise de tais figuras a sobrevivência dos modos de expressões antigos que configuram a fórmula de páthos da ninfa.Copyright (c) 2019 Luciana Marcelino